Nova cana reduzirá custo do pecuarista

Folha de S. Paulo - 11/6/2002

ter, 11/06/2002 - 11h21 | Do Portal do Governo

Variedade serve para alimentar animais e foi desenvolvida em centro tecnológico de Ribeirão Preto

A partir de agosto, os pecuaristas brasileiros poderão se beneficiar de um novo tipo de cana para fins forrageiros (alimentação animal) que promete diminuir os custos com forragem para o rebanho e com a mão-de-obra empregada na colheita.
A variedade, denominada IAC86-2480, foi criada pelos pesquisadores do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio da Cana do Instituto Agronômico de São Paulo, localizado em Ribeirão Preto.
Segundo o diretor do centro, Marcos Landell, o objetivo da iniciativa é otimizar a produção da cana com finalidade forrageira para o pequeno produtor, ou seja, aquele que tem menos de um hectare de cana plantado.
‘Há pelo menos cinco anos, nós temos observado o aumento da demanda desses produtores pela cana para a alimentação de gado. Porém, apesar de o Brasil ter a produção de cana mais eficiente do mundo, a cana para forragem no país ainda possui baixa produtividade’, afirma o pesquisador.
Atualmente, a área destinada ao plantio de cana com fins forrageiros no Brasil beira os 500 mil hectares. Estima-se que mais de 1 milhão de pecuaristas empregam a cana como forma alternativa de alimentação para animais.

Vantagens

Segundo as pesquisas do IAC (Instituto Agronômico), novilhas que foram alimentadas com a nova variedade de cana obtiveram ganho de peso 20% superior ao observado em animais que consumiram a mesma quantidade da variedade tradicional.
Esse resultado é possível porque a cana IAC86-2480 tem alto teor de sacarose (açúcar), que é conservado por longos períodos.
Com isso, mesmo durante a temporada de seca, quando há ausência de pastagem fresca, os animais que consomem a IAC86-2480 mantêm a quantidade adequada de nutrientes na alimentação. O baixo teor de fibras dessa cana, que aumenta a sua digestibilidade, também é apontado como mais uma vantagem.
Segundo pesquisadores, diferentemente das variedades convencionais, a cana desenvolvida pelo instituto é menos flexível, e por isso mantém-se na posição vertical. Graças a essa característica, o produtor pode reduzir a mão-de-obra empregada na colheita, seja manual ou mecânica.
Outra vantagem da IAC86-2480 é a perda espontânea da palha, o que permite a eliminação de uma etapa do trabalho manual.

Comercialização

A meta do IAC é comercializar mudas a partir de agosto. As primeiras regiões beneficiadas serão o centro-oeste e o sudeste do Estado de São Paulo.
Uma central de solicitações ficará encarregada da distribuição do produto.

Cíntia Cardoso
Da reportagem local