Nova balsa será entregue na terça-feira

A Tribuna - Quinta-Feira, 2 de Março de 2006

qui, 02/03/2006 - 12h44 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

  A nova balsa da Dersa — a FB24 — que está sendo construída pela empresa Wilson Sons, será entregue na terça-feira, dia 7.

  O equipamento, segundo a Assessoria de Imprensa da Dersa, irá operar na travessia Santos-Guarujá. Havia a intenção de colocar a balsa em funcionamento ainda para o Carnaval, o que acabou não ocorrendo.

  A concessionária informa que a capacidade de veículos da nova balsa será de 60 carros. Também o sistema de travessia não será alterado, permanecendo em operação neste trecho com sete embarcações.

  A nova estará substituindo um modelo que tinha como capacidade máxima 36 carros e que seguirá para a travessia São Sebastião/Ilhabela, no Litoral Norte.

Orçamento

  Em outubro do ano passado, um leilão promovido pelo Governo Estadual escolheu a empresa responsável pela construção da balsa, a Wilson Sons, que apresentou o menor orçamento na ocasião. O valor total do equipamento ficou em R$ 6,8 milhões.

  A nova balsa terá o total de 61 metros de comprimento; 15,5 metros de largura e 1,20 metro de calado (a parte que fica sob a água). O casco da nova embarcação não segue o modelo tradicional, todo plano.

  A FB24 tem no calado dois eixos salientes que percorrem todo o comprimento da balsa. É neles que ficarão os motores e as hélices.

  Com isso, a intenção é garantir maior velocidade na sua navegação, com menor resistência de atrito com o mar, diminuindo consequentemente o tempo da travessia.