Nossa Caixa ganha ISO 14001 e vai cobrar adequação dos clientes

Gazeta Mercantil - Quinta-feira, 27 de setembro de 2007

qui, 27/09/2007 - 12h09 | Do Portal do Governo

Gazeta Mercantil

O Banco Nossa Caixa vai começar a exigir dos clientes adequação às melhores práticas de gestão ambiental como condição para conceder crédito. Na terça-feira, a instituição recebeu a recomendação para ser certificado pela ISO 14001 pelo trabalho realizado nos últimos quatro anos. “Somos o primeiro banco público a receber essa certificação”, afirma Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Nossa Caixa. O banco primeiro arrumou a própria casa e agora vai passar a exigir a mesma atitude dos clientes. “Com a certificação, todos os nossos interlocutores poderão perceber que somos uma instituição preocupada com a sustentabilidade”, diz.

A indicação foi feita pela empresa BSI Management Systems, que analisou a política ambiental do banco e o envolvimento dos funcionários às práticas ecologicamente sustentáveis. O próximo passo para que o banco receba o certificado será a validação da recomendação feita pela BSI por um órgão “acreditador”, processo que deve demorar no máximo 30 dias.

Entre as ações adotadas pela Nossa Caixa estão a coleta seletiva de resíduos sólidos para reciclagem, o programa especial de coleta de lâmpadas fluorescentes, com descontaminação do mercúrio e reaproveitamento dos seus componentes na fabricação de novos produtos; programa especial de coleta de cartuchos de tonner; incorporação do uso de papel reciclado na impressão de documentos; programa de monitoramento e controle da qualidade do ar interno e prevenção de riscos ambientais.