Nossa Caixa chega a todos municípios de São Paulo

Valor Econômico - São Paulo - Quinta-feira, 21 de outubro de 2004

qui, 21/10/2004 - 9h44 | Do Portal do Governo

Maria Christina Carvalho, de São Paulo

Até o final de novembro, o Banco Nossa Caixa vai cumprir a antiga promessa de estar em todos 645 municípios do Estado de São Paulo, garantiu o diretor de rede e distribuição, Luiz Francisco Monteiro de Barros Neto.

Para isso se tornar realidade, faltava à Nossa Caixa fincar bandeira em 194 municípios. A implantação de correspondentes bancários foi a solução escolhida. Cerca da metade já teve a contratação aprovada pelo Banco Central (BC) e Barros Neto espera o sinal verde para o restante nos próximos dias. Os novos correspondentes são postos de gasolina, supermercados, farmácias e empresas de varejo.

Cobrir todo o território paulista é um passo fundamental na estratégia de expansão da Nossa Caixa. Como explicou Barros Neto, o banco quer conquistar a conta de prefeituras do interior e, para isso, precisa oferecer uma gama variada de operações.

Por isso, o banco inclusive alterou o contrato com os correspondentes. A Nossa Caixa já tinha 530 correspondentes contratados em um sistema em que o equipamento é do próprio ponto de varejo e a única operação possível é o saque de recursos. Os novos correspondentes têm um acordo diferente: o equipamento é do banco e eles são remunerados por transação, cujo leque cresceu muito. Barros Neto explicou que os correspondentes poderão executar não só saques como depósitos, receber boletos bancários e pagar benefícios do governo.

O plano estratégico da Nossa Caixa é contratar cerca de 1 mil correspondentes bancários até meados do próximo ano. ‘Vamos fazer o adensamento’, disse o diretor, acrescentando que alguns antigos podem ter o equipamento modernizado.

Além disso, o banco está se preparando para receber a conta salário dos funcionários do governo estadual, que deverá ser transferida do Santander Banespa para a Nossa Caixa em 2007. Pelas regras da privatização do Banespa, a folha de pagamentos do funcionalismo estadual continuaria na instituição até 2007 a não ser que o funcionário preferisse mudar para a Nossa Caixa. Dos 1,3 milhão funcionários públicos estaduais, 450 mil já estão na Nossa Caixa. ‘Esse número vai crescer’, disse Barros Neto.

Por isso, o banco está atacando em outra frente que é a modernização do equipamento das agências tradicionais. Da rede total de 835 agências, 250 estão tendo os equipamentos modernizados.

A previsão é instalar 1,2 mil novos equipamentos. Seguindo o exemplo de outros bancos estaduais ligados à Asbace, a Nossa Caixa recorreu ao ‘outsourcing’, terceirizando os equipamentos para agilizar a instalação. Caso contrário, teria que recorrer a demorados processos de licitação.

Paralelamente, o banco está debruçado sobre o mapa das agências para apurar a necessidade de eventuais remanejamentos. Dentro de dois anos, 120 novas agências deverão ser instaladas dentro do estado que, segundo Barros Neto, é o alvo do banco. Da rede atual, apenas sete são fora de São Paulo.