Nossa Caixa adota governança na área de TI

Gazeta Mercantil - Terça-feira, 8 de novembro de 2005

ter, 08/11/2005 - 12h33 | Do Portal do Governo

Processo vai completar-se em meados de 2006; ‘se o computador pára o banco pára’

Lucia Rebouças
São Paulo

O Banco Nossa Caixa, que estreou recentemente no Novo Mercado, nível mais alto de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), é um dos pioneiros no Brasil a adotar práticas de governança também na área de tecnologia da informação (TI).

O banco criou uma gerência de governança voltada especificamente para TI, que sob o comando de Jairo Pakelman, iniciou há oito meses a implantação de práticas que vão permitir o alinhamento total das estruturas de TI a suas estratégias de negócios.

As práticas de governança implantadas pelo banco para entrar no Novo Mercado, juntamente com as práticas em TI em curso, estão sendo premiados pelos investidores. Em cerca de dez dias, as ações da Nossa Caixa valorizaram mais de 4%, superando o Ibovespa, principal índice de preços da bolsa, no mesmo período.

Segundo Pakelman, todo o processo para a implantação da governança em TI deverá estar terminado até meados de 2006. A primeira fase, que foi o mapeamento de todos os processos do banco e a fixação das metas de alinhamento das estratégias de TI com a de negócios, já foi completada.

Atualmente, a TI é fundamental para o negócio. ‘Por exemplo, se o computador pára o banco pára. A Nossa Caixa já é uma das poucas instituições financeiras no Brasil a atingir as metas traçadas para o alinhamento estratégico na área de TI’, diz Pakelman.

Para a adotar as melhores práticas de governança em TI, o banco escolheu o Cobit, um manual americano com 318 controles, considerado uma das bíblias do setor. ‘Isso acaba com aquele costume do gerente antigo que dizia – eu sempre fiz desse jeito. Agora há uma forma padronizada de trabalhar em TI’, conta.

Para a boa utilização do manual, o banco optou pelo uso do software Balanced Scorecard (BSC), uma ferramenta de monitoramento de resultados, composta de vários indicadores. A Nossa Caixa privilegiou quatro deles: resultado financeiro; satisfação do cliente; processos internos; aprendizado e crescimento. O BSC permite atuar numa relação de causa e efeito. Por exemplo, se o tempo que a internet ficar no ar estiver bom, maior a chance de o cliente ficar satisfeito.