Nomeado para Fapesp, Brito prepara a saída da Unicamp

Correio Popular - Campinas - Quinta-feira, 18 de novembro de 2004

qui, 18/11/2004 - 9h46 | Do Portal do Governo

Reitor foi confirmado ontem pelo governador Alckmin para a Diretoria Científica da Fundação

Maria Teresa Costa
Da Agência Anhangüera

Nomeado ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para a Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Carlos Henrique de Brito Cruz está convocando reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu) para a próxima terça-feira, quando será definido o calendário e as regras de sua sucessão na reitoria.

Para comandar a política científica no Estado de São Paulo, Brito Cruz precisará renunciar ao cargo de reitor da Unicamp e convocar novas eleições. É dessa consulta popular que sai a lista tríplice elaborada pelo Consu e que é encaminhada ao governador.

A Diretoria Científica é uma das mais importantes dentro da Fapesp, porque é dela que partem as propostas de programas e políticas para o financiamento da ciência e tecnologia no Estado. E a Fapesp é um dos mais importantes órgãos de fomento do País. A fundação tem financiado importantes projetos, como o Genoma, os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), Consórcios Setoriais para a Inovação Tecnológica, entre outros.

O novo diretor científico da entidade acha que a Fapesp precisa estar mais atenta e buscar uma melhor comunicação com a comunidade científica. “Essa comunidade cresceu muito nos últimos 10 anos, se qualificou. Precisamos saber ouvir essa comunidade, estar em contato, consultá-la, buscar idéias”, disse.

Brito Cruz já presidiu a Fapesp em três mandatos consecutivos. Com seu retorno a uma função executiva na instituição, a Unicamp passa a ter presença na Fapesp: o atual presidente, Carlos Vogt, é ex-reitor da universidade, e Brito Cruz, na Diretoria Científica, interrompe a hegemonia da Universidade Estadual de São Paulo (USP) nessa função. O reitor da Unicamp vai substituir José Fernando Pérez, que deixa o cargo depois de ocupa-lo por dez anos, para se dedicar à atividade privada.