No Procon, só dá telefonia

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 16 de março de 2007

sex, 16/03/2007 - 10h54 | Do Portal do Governo

Do Jornal da Tarde

Um serviço essencial para os cidadãos – a telefonia – foi a que teve mais reclamações por parte dos consumidores de São Paulo em 2006. É o que mostra o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon divulgado ontem. As cinco primeiras empresas são Telefônica, Vivo, Embratel, Fantasy Acqua Club e Claro. Em relação ao ano anterior, quando ficou em quarto lugar, a Telefônica teve um crescimento de 349% nas reclamações. O cadastro de 2006 totalizou 20.764 reclamações fundamentadas sobre 2.266 empresas diferentes.

‘Os problemas com tecnologias e promoções vão surgindo à medida que outros são solucionados e, assim, a telefonia vem figurando nas primeiras posições nos últimos anos’, destacou Roberto Pfeiffer, diretor-executivo do Procon.

As principais causas de insatisfação no setor foram problemas com cobrança indevida ou abusiva, dúvidas sobre cobrança, serviço não fornecido e qualidade. Em nota, a Telefônica afirma que ‘acompanha as queixas e compromete-se a continuar trabalhando para aprimorar a qualidade de seus serviços’. De acordo com a empresa, o número de queixas que chegou ao órgão ‘corresponde a 0,04% dos 5 milhões de clientes na Capital’.

A segunda colocada, Vivo, afirma em nota que ‘investe na melhoria da qualidade da prestação de serviços’. Sobre sua posição no ranking, 3º lugar, a Embratel afirma que ‘investe na melhoria de serviços’. A Claro, 5ª colocada, destaca que em comparação com o levantamento anterior ‘a quantidade de reclamações caiu pela metade’.

Na avaliação do diretor-executivo do Procon, as queixas sobre telefonia fixa podem diminuir ou aumentar no próximo levantamento por conta da migração de pulsos para minutos na tarifação das ligações locais, que já começou a ocorrer no Estado. ‘Se a empresa fizer um trabalho de divulgação claro e didático sobre a mudança, a tendência é a redução das queixas, pois o sistema é mais transparente e permitirá controlar as ligações, mas se a informação não for transmitida corretamente, o efeito será inverso e as reclamações podem até aumentar.’

Clubes

O Fantasy Acqua Club, em 4º lugar no cadastro, representa um segmento que suscitou muitas reclamações no órgão em 2006: clubes que passaram a enviar cobranças para antigos sócios ameaçando inserir seus nomes em cadastros de inadimplentes. ‘Esse tipo de problema é sazonal e não deve voltar a ocorrer este ano com tanta freqüência, pois essas empresas estão sendo alvo de ações do Ministério Público’, afirmou Pfeiffer. A reportagem entrou em contato com o Fantasy Acqua Club por telefone e deixou recado, mas não obteve retorno.

‘O Cadastro do Procon é um importante instrumento, pois serve de orientação aos cidadãos na compra’, destacou o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado Luiz Antonio Marrey. Ele está disponível no site.