No Poupatempo, corte de cabelo é de graça

Jornal da Tarde - 23/7/2003

qua, 23/07/2003 - 9h14 | Do Portal do Governo

Quando a aposentada Irene Rosa Lopes, de 63 anos, entrou no Poupatempo Santo Amaro, na Zona Sul, para entregar documentos, mal imaginava que sairia de lá com os cabelos cortados no estilo “francesinha” – batido atrás e comprido na frente. Em 20 minutos, Irene passou por uma transformação e teve seu dia de princesa sem gastar um tostão. O trato nas madeixas foi presente de uma escola de cabeleireiros que atendeu a população durante todo o dia.

A iniciativa, que acontece desde 2001, é uma parceria entre os cursos profissionalizantes e o Poupatempo. “Nosso interesse é ajudar as pessoas de baixa renda que não podem pagar um salão”, explicou o gerente do Poupatempo Itaquera, Plínio Ripari. Ele acredita que um bom corte de cabelo pode ajudar na hora de uma entrevista e apresentação profissional.

Depois de tudo pronto, Irene sorriu e disse ter elevado sua auto-estima. “Acabei de sair de uma pneumonia e estava havia três meses muito relaxada com o cabelo”, disse. “Esse tipo de penteado ficou ótimo porque meu rosto é fino.”

Para a desempregada Débora de Siqueira, de 20 anos, ter levado o filho Felipe, de 4, ao Poupatempo foi a melhor coisa que poderia ter feito. “Com o dinheiro que gastaria num barbeiro para cortar o cabelo dele, já posso comprar quatro litros de leite.”

Apesar da preferência pelo corte careca, Felipe teve de escolher um com máquina 2 e franja com gel, conforme o gosto da mãe. “Eu achei legal ficar aqui e fazia tempo que eu não cortava meu cabelo”, disse Felipe, que não tirava os olhos dos diferentes pentes e tesouras que estavam sobre o balcão.

Assim que levantou da cadeira, o vigilante José Ruy, de 22 anos, ficou satisfeito. “Barbeiro por aí tá caro demais”, reclamou. Mesmo após ter ficado sentado na frente de centenas de pessoas que passam pelo Poupatempo, Ruy aprovou a iniciativa. “Deveria ter sempre.”

Corte para todos os gostos

Cada pessoa que chega para mudar o look tem de pegar uma senha. E, mesmo com fila de espera, não passa de dez minutos. Só até ao meio-dia de ontem 100 clientes estiveram no local. “Aqui nós cortamos em desfiado, as pontas, francesinha e chanel. Basta escolher”, disse a aluna Silvana Alves, voluntária da Escola de Cabeleireiros Teruya.

Para o homens, o corte social – máquina 1 do lado e comprido em cima – foi o mais pedido. Alguns, porém, insistem em sair de lá com a cabeça raspada, garantiram os alunos, que foram divididos em cinco mesas para atender os clientes.

A promoção continua. Na semana que vem será em Itaquera (Zona Leste).

O Disque-Poupatempo atende pelo telefone 0800-7723633.