No Enem, ETEs são as melhores

O Estado de S.Paulo - Quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

qui, 08/02/2007 - 11h41 | Do Portal do Governo

De O Estado de S.Paulo

O Ministério da Educação também divulgou ontem os resultados por escola e por município do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado em 27 de agosto do ano passado. A análise dos dados na Capital revela que as cinco melhores escolas públicas oferecem ensino técnico. E, nas cinco piores, os alunos que fizeram o exame eram estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo.

Localizada no bairro da Luz, a Escola Técnica Estadual (ETE) de São Paulo foi a que mais se destacou no Enem entre as escolas públicas. Comparado com as privadas da Capital, ficou em 8º lugar, com média de 68,86, pouco mais de um ponto abaixo do tradicional colégio particular Santa Cruz, de Pinheiros, que tirou 67,96. “Esta é a prova de que é possível haver ensino público de qualidade”, comemora Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza, que administra as ETEs.

Para Laura, o segredo do bom desempenho está na gestão. “As ETEs são constantemente avaliadas, em todos os seus aspectos. Além disso, contam com boa estrutura, que inclui diversos laboratórios, e com bons professores, que recebem capacitação periodicamente.”

Pior desempenho

Carlos Ramiro, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), considera “uma pena” o fato de as EJAs terem obtido as piores notas no Enem. “Não é porque os alunos dessas escolas são mais velhos e precisam conciliar trabalho com estudo que eles não tenham ambições. Tive vários alunos de EJA que, hoje, estão cursando faculdade. O que falta para essas escolas é uma atenção maior do Estado, que não investe adequadamente.” A Secretaria do Estado de Educação não quis comentar o desempenho das EJAs, pois, de acordo com sua Assessoria de Imprensa, ainda não foi feita uma avaliação profunda dos resultados do Enem.

Queda

Em relação aos dois últimos anos, a nota do Enem caiu, no que diz respeito à parte objetiva – os alunos que fizeram a prova de 2006 receberam nota média de 36,90. Em 2005, a nota foi de 39,41, e em 2004, 45,58. Na redação, a nota média de 2006 foi de 52,08. Os participantes que fizeram o ensino médio em escola particular se saíram melhor, ficando com média de 50,57 na parte objetiva e 59,77 na redação.

O Enem registrou recorde de participação em 2006: cerca de 2,7 milhões de estudantes fizeram a prova, de um total de 3,7 milhões inscritos.

DESEMPENHO E PARTICIPAÇÃO

>>A ETE de São Paulo, destaque entre as escolas públicas da Capital, teve, no último vestibulinho, uma disputa média de 68 candidatos por vaga

>>A escola tem 160 alunos matriculados – destes, apenas 13 deixaram de fazer o Enem

>>Já a União de Vila Nova II, EJA que teve o pior desempenho em São Paulo, tem 306 alunos – e apenas 29 participaram da prova