Net adere a programa de internet popular

Valor

ter, 22/12/2009 - 7h51 | Do Portal do Governo

A Net, maior operadora de serviços de TV por assinatura do país, formaliza hoje o ingresso da companhia no programa “Banda Larga Popular” do governo do Estado de São Paulo.

De acordo com a Net, o acordo entre a companhia e o governo paulista será assinado em solenidade que vai contar com a presença do presidente da companhia, José Felix, e do secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa.

O Programa Banda Larga Popular foi lançado em 15 de outubro pelo governador José Serra (PSDB-SP), para permitir acesso rápido à internet por R$ 29,80 mensais, ante os cerca de R$ 50 cobrados por algumas operadoras em pacotes básicos de banda larga.

O mercado potencial abrange 2,5 milhões de residências. Desse universo, pouco menos de 700 mil casas possuem computador sem internet, e as demais têm conexão discada.

No lançamento do programa, a Telefônica era a única parceira do governo na iniciativa.

Pelo lado do governo, a redução dos preços do serviço é possível pela isenção do ICMS. As companhias prestadoras dos serviços, por sua vez, reduzem o preço da banda larga oferecida dentro do plano para se chegar a um desconto final ao redor de 40% no valor cobrado do usuário.

Pelo programa do governo paulista, o cliente tem direito a um modem, instalação e serviços de provedor de internet com velocidade mínima de 200 kilobits por segundo (Kbps) e máxima de 1 megabit por segundo (Mbps).

Quase uma semana depois do lançamento do programa paulista, em 21 de outubro, o presidente da Net revelou que a companhia pretendia lançar até o fim do ano um produto de banda larga popular em parceria com o governo de São Paulo. Naquela ocasião, Félix disse que o pacote da Net deveria ter velocidade de 200 Kbps.

“Temos que entender a real finalidade do produto. É voltado à população que tem que ser incluída no mundo digital… Não adianta dizer que vamos colocar 500 Kbps ou 1 megabyte no produto, porque não é essa a finalidade”, afirmou o executivo à época.