Nestrovski é novo diretor da Osesp

Folha de S. Paulo

qua, 09/12/2009 - 8h08 | Do Portal do Governo

Músico, crítico e professor será responsável por definir o repertório da orquestra e supervisionar atividade educacional

Em entrevista após anúncio, articulista da Folha e editor da Publifolha diz que quer “reforçar personalidade” da orquestra paulista

A Fundação Osesp anunciou ontem a nomeação de Arthur Nestrovski, 49, para o cargo de diretor artístico e cultural da orquestra sinfônica paulista. Músico e professor, Nestrovski é também articulista da Folha e editor da Publifolha, funções que deixará de exercer.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que preside o Conselho da Osesp (Sinfônica do Estado de São Paulo), afirmou que a entrada na orquestra de Nestrovski consolida “um modelo de governança” mais descentralizado, que vem sendo implantado há 11 meses, desde a saída do maestro John Neschling -que acumulava os cargos de diretor artístico e regente titular.

No cargo de regente principal, continua Yan Pascal Tortelier, maestro francês radicado no Reino Unido, cujo contrato com a Osesp foi recentemente renovado até o final de 2011.

Nestrovski afirmou conceber entre suas tarefas “pensar segundo o contexto brasileiro e de São Paulo aquilo que a orquestra deve fazer de específico para reforçar sua personalidade”. Disse que recebeu o primeiro esboço de convite há cerca de seis meses, mas que a aceitação só ocorreu na sexta.

A programação da Osesp é definida com bastante antecedência. A de 2010 foi anunciada há meses e já teve quase todas as assinaturas vendidas (as vendas acabam dia 14). A de 2011 está definida pela metade.

O diretor artístico define o repertório a ser interpretado nas temporadas anuais, dá diretrizes em setores como a restauração ou edição de partituras, supervisiona as atividades educacionais da orquestra e ainda participa da seleção ou promoção de músicos. Nestrovski é um diretor contratado e não exerce um mandato por um período determinado.

Ele é articulista da Folha desde 1992, onde escreve sobre música e literatura. Foi ainda professor da PUC-SP de 1991 a 2005 e é autor, entre outros livros, de “Outras Notas Musicais” e “Bichos que Existem e Bichos que Não Existem”, infantil premiado com o Jabuti. Doutorou-se em música e literatura pela Universidade de Iowa (EUA) e, em 2004, voltou a atuar profissionalmente como violonista.