Nacional: Mais de meio milhão de idosos são vacinados no 1º dia

Tribuna Impressa/ Araraquara

seg, 27/04/2009 - 10h43 | Do Portal do Governo

Domingo, 26 de abril de 2009

No primeiro dia da campanha de vacinação dos idosos contra a gripe no Estado de São Paulo, 516 mil fora imunizados até as 15h de hoje, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. No ano passado, no mesmo período no primeiro dia da campanha, 413 mil idosos foram vacinados.

Em São Paulo, a meta é imunizar 3,6 milhões de idosos, o equivalente a 80% da população com mais de 60 anos que moram no Estado. No ano passado, a campanha de vacinação contra a gripe teve adesão de 81,93% no Estado.

O Ministério da Saúde lançou a campanha hoje com o objetivo de vacinar 15,5 milhões de idosos contra a gripe –o equivalente a 80% da população com mais de 60 anos. A campanha vai até o próximo dia 8 de maio.

Amanhã, na cidade de São Paulo, haverá plantão de vacinação nos terminais de ônibus da Barra Funda, do Tietê e no Instituto Pasteur, na avenida Paulista, número 393. Os três pontos vão distribuir as vacinas das 8h às 20h.

A recomendação do governo federal é para que todos os idosos que foram vacinados em anos anteriores participem novamente da campanha, devido à variação de tipo de vírus. A restrição é para quem tem alergia a ovo.

Portadores de doenças neurológicas também não podem receber o imunizante. Quem estiver com gripe, apresentar estado febril ou sintomas de dengue deve esperar melhorar para depois se vacinar.