Na obra do Metrô, 240 toneladas de gelo

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 11 de maio de 2005

qua, 11/05/2005 - 9h20 | Do Portal do Governo

DANIEL GONZALES

O material foi usado para que o cimento da construção da plataforma da nova Estação Imigrantes, da Linha 2, não esquentasse demais Duzentas e quarenta toneladas de gelo foram usadas pelo Metrô na construção da plataforma da nova Estação Imigrantes, Zona Sul. Gelo? Isso mesmo: o Metrô consumiu uma quantidade do material muito maior do que a vendida em meses para os bufês da Cidade.

O gelo foi necessário para que o cimento usado na plataforma não esquentasse demais, fenômeno causado por uma reação química quando ele entra em contato com a água, o que poderia causar trincas na estrutura. Também tornou o processo mais rápido, pois os caminhões chegavam já ‘gelados’ e despejavam a mistura direto na obra. Foram usados 1.350 metros cúbicos de concreto, quantidade equivalente a algo como 76 mil latas de 18 litros, daquelas grandes que acondicionam tintas.

A plataforma já está pronta, e em 40 dias começa a receber a cobertura, feita de metal, pois a estação, pronta, estará ‘semi-enterrada’. O material será translúcido e a estação receberá ventilação e iluminação naturais.

No mesmo prazo começa também a colocação dos sistemas de alimentação elétrica, sinalização, controle de trens e controle local. ‘Já fechamos o contrato para a instalação desses sistemas’, diz o presidente do Metrô, Luiz Carlos David. O total dos gastos só com esses sistemas chega a R$ 143,6 milhões, para as três estações do novo trecho: além da Imigrantes, Chácara Klabin e Ipiranga. O Metrô mantém dez frentes de escavação em quatro túneis ao longo do trecho, que terá 3,4 km de extensão quando concluído. As frentes avançam, cada uma, 1,5 metro por dia.

‘O objetivo da companhia é colocar o trecho que vai da Estação Ana Rosa à Estação Imigrantes em funcionamento em março de 2006’, disse David. O segundo trecho (Imigrantes-Ipiranga) tem previsão de conclusão para setembro do ano que vem.

Na Rua Paulo Figueiredo, perto da Estação Imigrantes, os últimos imóveis estão em fase de desapropriação. No fim de semana, o elevado sobre a Avenida Ricardo Jafet, que sustentará os trilhos, receberá as últimas placas de concreto.