Na Mostra, o novo pacote de livros da Aplauso

Portal R7

sex, 29/10/2010 - 9h07 | Do Portal do Governo

Desde 2004 virou tradição lançar um grupo de livros da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, que eu coordeno e o Presidente Hubert Alqueres edita, durante a Mostra Internacional de São Paulo.

Por várias razões, entre elas a amizade que nos liga a Leon Cakoff e a Renata Almeida, a importância do evento, o sucesso que tem sido esses lançamentos.

Desta vez, foram selecionados mais de 40 títulos (e outra série deles ficará para o mês de novembro). Não há como destacar todos eles e espero  não aborrecer os autores enquanto eu destaco alguns deles.

Dicionário de Astros e Estrelas do Cinema Brasileiro

Admiro muito a coragem de Antonio Leão, que tem dedicado sua vida a realizar pesquisas sobre o cinema brasileiro, sem patrocínios ou bolsas, apenas por amor ao cinema. Já lançou Dicionários de Curtas e Longas Nacionais e em breve, um de diretores de fotografia do cinema. Esta é uma nova edição revisada e atualizada biográfica dos atores do cinema nacional!

As Grandes Vedetes do Brasil

Neyde Veneziano é a maior especialista em teatro de revista no Brasil livre docente pela Unicamp. Ela faz este livro álbum com prefácio de Silvio de Abreu. É quase um dicionário das mais famosas estrelas do gênero no Brasil. De Virgínia Lane a Carmen Verônica (esta também ganha biografia exclusiva nesta mesma noite).

Ítalo Rossi – Há atores que são especialmente admirados pelos colegas. É o caso deste grande ator carioca, que há muito merecia uma homenagem. Impecável parceiro de Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Sergio Britto.

Biografias

A Aplauso tem lançado biografias de estrelas do cinema brasileiro que foram muito famosas e queridas, como é caso este ano de Marlene França e Aurora Duarte, ambas nordestinas.

A primeira revelada por Alex Viany, Aurora por Cavalcanti. Quem escreveu a biografia de Marlene foi Maria do Rosário.

Outra biografia especial: a vida de Dionisio Azevedo e Flora Geny, relatada pelo próprio filho deles. E finalmente Laura Cardoso concordou em relatar sua história.

Mas não fica por aí, tem a de Tânia Alves, a dos queridos atores paulistas Paulo Hesse, Antonio Petrin,  o dramaturgo Antonio Bivar (escrita por Maria Lucia Dahl), a de Miguel Magno e certamente a mais original de todas, a de Tonico Pereira (que pretende ser quase uma bem humorada anti biografia).

Também são biografados diretores de cinema, como Ozualdo Candeiras, Jeremias Moreira,  Ana Carolina, Jece Valadão, Roberto Gervitz. Destaco além dos roteiros de filmes famosos (de Leila Diniz do Bigode a É Proibido Fumar), as críticas teatrais de Jefferson Del Rios (em dois volumes) e de cinema de Inácio Araujo.

O evento acontece amanhã, quinta-feira (28), a partir das 19 horas, no Shopping Frei Caneca, num salão montado no quarto andar, um acima do cinema. A entrada é franca. Os livros de tamanho pequeno custam R$ 15.