Na escola, opções de lazer para a comunidade

O Estado de S. Paulo - Estadão Norte - 24/7/2003

qui, 24/07/2003 - 9h48 | Do Portal do Governo

Conceição Rasino


O Estado de S. Paulo – Estadão Norte – Quinta-feira, 24 de julho de 2003

Parceiros do Futuro promove torneio de futebol; ação diminuiu violência

O programa Parceiros do Futuro abre as portas de uma escola pública para a população e no Jardim Ondina, região da Vila Nova Cachoeirinha, com o intuito de ajudar a diminuir a violência no bairro. Nos fins de semana e feriados, moradores participam de atividades esportivas e artísticas organizadas por voluntários, na Escola Estadual Hélios Heber Lino.

No dia 27, a partir das 9 horas, a comunidade disputa seu primeiro torneio de futebol, o Campeonato do Resgate da Cidadania. Vinte e duas equipes de futebol de salão, distribuídas nas categorias mirim, infantil e adulto lutam pelos troféus.

A proposta é suprir a falta de opções de lazer na região. A diretora da escola, Luciane Souza Fidelis, conta que a comunidade e os professores se envolveram no projeto. ‘No início, tivemos a resistência de alguns funcionários. Eles temiam que a escola pudesse ser depredada pela população’, conta Luciane. ‘Mas isso não aconteceu e hoje,depois do sucesso, esses colegas são os primeiros a abraçar a causa.’

Segundo líderes comunitários, já é possível perceber a diminuição da violência na área. Animados com a iniciativa, líderes comunitários e comerciantes fazem doações para o projeto, conscientes da necessidade de investir em ações que propiciem qualidade de vida melhor para quem vive e trabalha na região.

O programa também tem a ajuda de organizadores e monitores voluntários. Como se trata de um projeto da Secretaria do Estado e da Fundação do Desenvolvimento para Educação (FDE), dois professores estaduais são pagos pelo governo para trabalhar com a população. As pessoas podem participar gratuitamente de cursos de dobradura, desenho, pintura e aulas de educação física.

Com encerramento do torneio de futebol, previsto para às 17 horas, os visitantes poderão comprar guloseimas e trabalhos artesanais feitos pelos alunos. Participantes da equipe de futebol de salão feminino e jogadores de basquete e atletas da Escola Estadual Professora Zenaide Vilalva de Araújo farão uma homenagem aos atletas que disputam o campeonato.

Satisfação – Voluntário e organizador do projeto na comunidade, Antônio José Viana, acompanha o programa há dois anos na escola. Ele diz estar satisfeito com a participação de pais e alunos. ‘Nosso projeto está dando certo. Temos o cuidado de resgatar as pessoas, fazendo um exercício de cultura e cidadania, mostrando seus direitos dentro de uma sociedade mais civilizada’, diz Viana. ‘Esse tipo de ação deveria ser ampliado para praças públicas, fábricas, clubes e associações’, defende.

Serviço – A Escola Estadual Professor Hélio Heber Lino fica na Rua Montes Pirineus, 600.
Telefone: (11) 3851-4718