Na carceragem de Heliópolis, ilustres escritores

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 2 de março de 2005

qua, 02/03/2005 - 8h42 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou ontem, nas antigas celas do 95º DP, uma biblioteca com mais de três mil exemplares de autores famosos

Gilberto Amendola

Machado de Assis, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, José Saramago e Gabriel García Márquez estão detidos na carceragem do 95º DP, em Heliópolis, na Zona Sul. O grupo de escritores recebeu ontem a visita do governador Geraldo Alckmin e da cantora Wanessa Camargo. É que o antigo xadrez transformou-se em uma biblioteca com cerca de 3 mil volumes.

Por volta das 11h, a comitiva oficial chegava à Rua Comandante Taylor, em Heliópolis. O governador foi recebido aos gritos de ‘Wanessa, Wanessa!’ Não se tratava de nenhuma brincadeira de mau gosto, eram apenas as crianças comemorando a presença da pop star na delegacia do bairro. ‘Faltei na escola para estar aqui. Ela é demais. Agora, me mostra quem é o Geraldo’, pediu Patrícia Alves, 12 anos.

O coordenador do programa ‘São Paulo: Um Estado de Leitores’, José Luiz Goldfarb, justificou a participação da cantora na campanha. ‘É o mesmo princípio das Casas Bahia. Queremos emoção, queremos criar vínculos. Não vamos transformar essa biblioteca em um depósito de livros’, afirmou.

A inauguração teve tanta emoção que parecia um legítimo programa de auditório. Wanessa Camargo até cantou um trecho de sua música de trabalho e improvisou um discurso que parecia tirado de um livro de auto-ajuda. ‘As pessoas estão tão egoístas que…’

O clima estava tão para cima que o governador se permitiu soltar um ‘é ‘nóis’ na fita’. ‘Percebi por que os garotos de Heliópolis têm tanta energia. É que as meninas daqui são muito lindas. É ‘nóis’ na fita’, gritou.

De importante, o anúncio feito pela secretária de Cultura, Cláudia Costin, de que dentro de 20 dias todos os 645 municípios paulistas terão ao menos uma biblioteca – faltam apenas 15 para que a meta seja cumprida. Além da biblioteca aberta na antiga carceragem do 95º DP, foram inauguradas outras 50 salas de leitura pela periferia, sendo 20 em hospitais públicos, 22 em conjuntos habitacionais, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Doutora Marina Cardoso de Oliveira e outra no Centro Desportivo Baby Barione.

Durante o evento, a paternidade da idéia de transformar uma carceragem em biblioteca foi disputada por três figuras: o delegado titular do 95º DP, Antônio Carlos Gomes, o pastor Carlos Altman e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá. ‘A idéia foi minha’, disseram os três (em momentos diferentes da cerimônia).

Mas foram o governador Geraldo Alckmin e a cantora Wanessa Camargo os primeiros a pisarem no novo espaço. Onde antes existia uma carceragem superlotada (200 presos em um lugar que comportaria 40), agora existe um interessante acervo de livros.

Só que os clássicos não foram assim tão festejados pela criançada. ‘Tem todos os do Harry Potter. Eu adoro ele. Não vou sair mais daqui’, comemorou Marília Almeida da Silva, 13 anos. O espaço também terá salas de aula para informática e cursos de idiomas.

O governador Geraldo Alckmin finalizou dizendo que a implementação de bibliotecas faz parte do programa de desativação das carceragens em delegacias. ‘O próximo DP a ganhar uma biblioteca será o 11º, em Santo Amaro.’

No final do evento, Wanessa Camargo revelou o nome do seu livro favorito. A garota propagando do programa de incentivo à leitura do governo do Estado declarou: ‘Eu adorei o Pequeno Príncipe’.