Mutirão prevê 12 mil mamografias

Diário de S. Paulo - Quinta-feira, 5 de maio de 2005

qui, 05/05/2005 - 9h54 | Do Portal do Governo

Evento neste sábado espera reduzir o tempo de espera por exame nas unidades de saúde do estado de São Paulo, hoje de seis meses, em média

Jaqueline Falcão

Um mutirão de mamografia, em todo o estado, deve atender neste sábado 12 mil mulheres que aguardam uma vaga para realizar o exame. O objetivo da iniciativa, organizada pela Secretaria Estadual da Saúde, que também vai atender aos pedidos da rede privada, é zerar a fila para mamografias. Hoje, o tempo médio de espera na rede pública é de seis meses.

O exame, recomendado para o diagnóstico do câncer de mama, pode apontar a doença muito antes de ser palpável. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que a doença, no Brasil, é a principal causa de óbitos por câncer na população feminina, sobretudo na faixa etária entre 40 e 69 anos. Todas as mulheres poderão ser atendidas. É suficiente ter em mãos o pedido médico. No total, participam do mutirão 300 unidades de saúde, sendo que 218 atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 82 são particulares. Os exames serão gratuitos. Segundo informações da Secretaria da Saúde, a paciente não precisará se dirigir à unidade onde o exame foi originalmente marcado (se já estiver marcado).

O exame poderá ser realizado em qualquer unidade incluída no mutirão. Caso alguma pessoa não consiga ser atendida neste sábado, a avaliação ficará marcada para a próxima semana. Todas as unidades participantes estarão com identificação. Além disso, terão a lista de hospitais vizinhos, para que a população escolha o local de atendimento.

Locais

Entre os hospitais participantes estão o Pérola Byington, o Campo Limpo, Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC), Grajaú, Heliópolis, Vila Alpina e o Centro de Referência do Idoso. Na região do ABC, participam hospitais em Mauá, Diadema, Santo André e São Bernardo do Campo. Na Grande São Paulo, estão incluídas Ribeirão Pires, Mogi das Cruzes, Arujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Santa Isabel, Franco da Rocha, Osasco, Caieiras e Taboão. Também haverá atendimento no Interior.

‘Os mutirões têm gerado excelentes resultados, diminuindo ou zerando a espera por consultas, exames e cirurgias. O mais interessante é que não só o estado abraçou essa idéia, como também prefeituras e hospitais filantrópicos conveniados ao SUS, permitindo ampliar o número de atendimentos em cada evento’, disse o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.