Mutirão gratuito de mamografia deve atender a 60 mil

Diário de S.Paulo - Quinta-feira, 23 de novembro de 2005

qui, 24/11/2005 - 11h28 | Do Portal do Governo

Jaqueline Falcão

Serão 284 unidades abertas no próximo sábado, das 8h às 17h, em 130 cidades do estado de São Paulo.É necessário ter receituário médico

Cerca de 60 mil mulheres são esperadas para o 2º Mutirão Gratuito de Mamografia, que acontecerá no sábado em 130 municípios do estado de São Paulo. Serão 284 unidades abertas, das 8h às 17h. É preciso ter pedido médico em mãos e valem receituários tanto do serviço público de saúde quanto da rede privada.

A Secretaria Estadual de Saúde estima que serão gastos R$ 2 milhões com os exames. ‘Temos visto um aumento de câncer de mama e redução do câncer de colo uterino. O exame de papanicolau está incorporado na cultura da mulher, mas o mesmo ainda não aconteceu com a mamografia. Por isso, estamos realizando mais um mutirão. O primeiro aconteceu em maio’, afirmou Ricerdo Tardelli, diretor estadual de Saúde.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer e mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. De acordo com as estimativas de incidência de câncer no Brasil para 2006, o câncer de mama será o seguindo, com 48.930 casos. As formas mais eficazes para detcção precoce do câncer de mama são o exame clínico de mama e a mamografia.

‘Caso a paciente não consiga realizar a mamografia no sábado terá o seu exame marcado pelos profissionais da unidade em até dez dias’, orienta Tardelli. Das prestadoras de serviço do mutirão, 22 atendem pelo Sus e 62 são particulares. Todas atenderão gratuitamente.
A paciente poderá realizar a mamografia em qualquer uma das unidades envolvidas na operação, não necessariamente na unidade que o exame foi originalmente marcado (se já estiver marcado).

Todas as unidades participantes estarão com identificação. Além disso, terão alista de serviços próximos para que as pacientes escolham o local de atendimento. Quem já tem seu agendamento para este mês também poderá comparecer.