Mutirão do lixo eletrônico começa na 5ª

Agora São Paulo - Terça-feira, 28 de outubro de 2008

ter, 28/10/2008 - 9h35 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente vai promover, nesta quinta-feira, o mutirão do lixo eletrônico. A ação acontecerá simultaneamente em 372 municípios, além da capital, com a coleta de celulares, baterias e pilhas recarregáveis. Além disso, a população vai receber orientação para o descarte de equipamentos como computadores e impressoras.

O objetivo do mutirão é conscientizar os cidadãos quanto à importância da destinação correta do lixo eletrônico, que contém substâncias que podem causar danos ao meio ambiente e ao homem.

De acordo com José Guimar Cocco Júnior, um dos coordenadores do mutirão, a expectativa é recolher mais de 20 toneladas de lixo eletrônico. “A previsão inicial era de 10 toneladas, mas estamos sentindo uma forte a mobilização por parte das prefeituras. Acredito que possamos ficar entre 20 e 40 toneladas.”

Para atingir a meta, estão sendo instaladas cerca de 2.000 urnas nas prefeituras que confirmaram a adesão ao mutirão, que receberão o lixo na quinta-feira, das 8h às 18h. Na capital, a coleta será feita em pontos estratégicos como as estações do metrô e da CPTM e terminais da EMTU, totalizando 158 urnas somente nesses locais.

Os endereços dos postos de coleta em todos os municípios participantes podem ser consultados no site da Secretaria do Meio Ambiente (veja o endereço no quadro ao lado). No entanto, após o mutirão, a idéia é que a população procure postos de coleta permanentes para continuar com o encaminhamento correto.

Reciclagem

O mutirão conta com o apoio da GM&Clog, empresa de transporte e logística, que fará o recolhimento do lixo eletrônico acumulado, e da Umicore, empresa belga que forneceu as urnas e que fará a reciclagem dos resíduos, recuperando os metais para a fabricação de outros produtos. De acordo com José Guimar Cocco Júnior, a Umicore arcará com todos os custos.