Mutirão dentário ajudará idosos

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 28 de setembro de 2005

qua, 28/09/2005 - 14h44 | Do Portal do Governo

No dia 29, os freqüentadores dos Centros de Referência do Idoso de São Paulo poderão participar de um mutirão dentário que irá cuidar da saúde bucal e colocar próteses dentárias em 5 mil idosos. Governo pretende estender projeto para o Interior do Estado

GIOVANNA BALOGH

No próximo dia 29, será a vez dos idosos aproveitarem para cuidar um pouco mais dos dentes e da boca sem gastar nada. Inicialmente feito para os freqüentadores dos Centros de Referência do Idoso CRI, um mutirão dentário irá cuidar da saúde bucal e ainda colocar próteses dentárias em cerca de 5 mil idosos na Capital. A intenção do governo estadual é estender o projeto futuramente para o Interior.

A novidade foi anunciada ontem, no Dia Nacional do Idoso, no CRI de São Miguel Paulista, na Zona Leste. A unidade comemorou ontem quatro anos de existência e, para celebrar a data, recebeu o nome do falecido senador José Ermínio de Moraes. O filho dele, o empresário Antônio Ermínio de Moraes, compareceu ao evento e lembrou que o pai gostava muito do bairro e foi responsável por trazer um complexo empresarial para a região.

O secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, disse que contará com a ajuda de duas universidades de odontologia que vão examinar os idosos. ‘Esse mutirão acabará com as filas nos centros de referência’, acredita o secretário.

Quando anunciou o projeto de saúde bucal, nomeado de Sorria São Paulo, o governador Geraldo Alckmin foi cobrado pelos idosos que pediam também um mutirão para exames de vista e doação de óculos. ‘Esse mutirão vai sair. Vou ligar para a oftalmologia do Hospital das Clínicas para conseguir esses óculos. Não é difícil’, afirmou Alckmin, que também doou uma ambulância para o CRI.

A aposentada Maria Aparecida Lopes Mendes, 66 anos, é uma das freqüentadoras do CRI da Zona Leste. Ela disse que antigamente ficava apenas em casa cuidando dos netos e hoje tem uma vida ativa fazendo aulas de ioga, dança de salão, ginástica e tai chi chuan. ‘Minha vida mudou completamente. Além de cuidar dos netos, agora cuido também de mim’, disse Maria Aparecida, que pretende conseguir uma prótese dentária.’Quem sabe mais bonita eu arrumo um avô para os meus netos’, brincou a viúva.

CRI será construído na Zona Oeste

Além da Zona Leste, na Zona Norte, dentro do Hospital Mandaqui também existe um, o MandaCRI. O governador anunciou que em breve um novo CRI será construído na Capital, desta vez, na Zona Oeste. Ele, porém, não deu prazos de quando o novo Centro estará funcionando. Nesta semana o MandaCRI fará várias atividades como palestras, sessões de cinema e peças de teatro. As atividades irão até sexta-feira.