Mutirão de saúde no sábado espera atender 20 mil homens

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 16 de setembro de 2008

ter, 16/09/2008 - 9h22 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

A Secretaria Estadual da Saúde realiza no sábado o primeiro Mutirão do Homem. Consultas e exames já podem ser agendados. A pasta pretende atender cerca de 20 mil homens em diversas regiões do Estado.

Uma das finalidades será prevenir o câncer de próstata. Por isso, estão entre as atividades previstas exames de próstata, coleta de PSA, exames de imagem e avaliação urológica. Em algumas unidades haverá ainda palestras sobre sexualidade, impotência sexual, planejamento familiar e alimentação, entre outros temas.

Alguns procedimentos, como ultra-som, tomografia, pequenas cirurgias e coletas de exame, terão que ser previamente agendados nas unidades que integram o mutirão e só poderão ser feitos com pedido médico e documento de identidade.

Informações sobre os locais podem ser conhecidas pelo telefone 150 ou no site da secretaria –www.saude.sp.gov.br. O número de vagas depende da unidade. Segundo o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o mutirão acontece naquelas onde há maior tempo de espera, o que “possibilitará reduzir esse tempo”.

Barradas esteve ontem à tarde, com o governador José Serra, na inauguração de uma unidade cirúrgica no Ambulatório de Especialidades Maria Zélia, no Belenzinho (zona leste).

A unidade passou a contar com três salas equipadas para cirurgias de baixa complexidade nas áreas de dermatologia, oftalmologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia e plástica. A expectativa do ambulatório é fazer 250 procedimentos por mês.