Mutirão de mamografia recebe inscrições

Folha de S.Paulo - Quarta-feira, 14 de novembro de 2007

qua, 14/11/2007 - 15h28 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

A Secretaria da Saúde de São Paulo já está realizando o agendamento para um mutirão de mamografias que acontecerá em todo o Estado no próximo dia 24. A expectativa é atender 100 mil mulheres na rede pública e privada.

Serão disponibilizadas 319 unidades de atendimento espalhadas por mais de 130 municípios em todas as regiões de São Paulo. De acordo com Silvany Portas, coordenadora de planejamento da Secretaria da Saúde, a ação pretende “prevenir o aparecimento do câncer de mama” -o de maior incidência de mortes no país.

A grande maioria das mulheres tratadas deverá vir da rede pública, já que a ação é uma forma de minimizar a espera para fazer o exame, que pode ser de até um ou dois meses em alguns casos, segundo Silvany. Para participar é necessário o pedido de um médico da rede pública ou privada para a realização da mamografia.

O agendamento para o exame pode ser feito pelos telefones 150 (capital), 0/ xx/11/ 3066-8359 ou em departamentos regionais de saúde. Caso nem todas as mulheres consigam atendimento no dia 24, ele será na semana seguinte.