Mutirão de combate ao câncer de pele

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 3 de dezembro de 2004

sex, 03/12/2004 - 8h57 | Do Portal do Governo

Amanhã, das 9h às 15h, em todo o Brasil funcionarão postos para exames gratuitos. Os dermatologistas verificarão feridas, pintas e outras lesões

O câncer de pele é o de maior incidência no Brasil. De acordo com as estatísticas, somente neste ano são esperados 86.525 novos casos no País. Para reverter esse quadro, acontece amanhã, das 9h às 15h, um mutirão de exames para detectar a doença. A população poderá verificar feridas, pintas e outras lesões em sete hospitais da rede estadual de saúde.

Os pacientes suspeitos serão encaminhados para exames específicos. ‘A detecção precoce permite tratamento mais rápido e eficaz. É importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais e procurem um médico’, alerta o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Além dos hospitais, a Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD – que neste ano chega à sua 6ª campanha – também vai oferecer postos para exames e orientação sobre prevenção e cuidados com a exposição solar. No total, serão 165 postos espalhados pelo Brasil. O atendimento será feito por 1.000 dermatologistas voluntários.

A expectativa é atender 50 mil pessoas, mais que no ano passado, quando 38 mil pessoas compareceram. Destas, 26.332 (69,6%) declararam não usar qualquer proteção solar.

A Sociedade recomenda que devem comparecer ao mutirão principalmente homens e mulheres de pele e olhos claros, com sardas e histórico de câncer de pele na família, além daquelas com pintas, sinais e verrugas que crescem ou mudam de cor.

A partir dos exames feitos no mutirão, a SBD poderá montar um novo mapa da doença no País, identificando as regiões de maior incidência, o tipo de pele e o sexo e a idade das pessoas atingidas. As informações servirão de referência para outras ações no combate à doença. Informações sobre postos de atendimento pelo telefone 0800-773-6271 ou no site www.sbd.org.br/campanha.

Veja onde fazer o exame

  • Hospital das Clínicas de São Paulo
    Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – São Paulo

  • Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
    Avenida Bandeirantes, 3.900 – Ribeirão Preto

  • Hospital das Clínicas de Campinas
    Rua Vital Brasil, 251, Cidade Universitária – Campinas

  • Hospital Guilherme Álvaro
    Rua Osvaldo Cruz, 197, Boqueirão – Santos

  • Complexo Hospitalar Padre Bento
    Avenida Emílio Ribas, 1.573, Gopoúva – Guarulhos

  • Hospital Geral de Promissão
    Rua General Eurico Gaspar Dutra, 620 – Promissão

  • Instituto Lauro de Souza Lima
    Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 225/226 – Bauru