Mutirão da mamografia abre inscrições hoje

Agora

seg, 19/10/2009 - 8h14 | Do Portal do Governo

Começam hoje as inscrições para o mutirão da mamografia, promovido pelo governo do Estado, que irá ocorrer em 139 cidades paulistas no dia 14 de novembro. 

O prazo para o cadastro termina no dia 28 deste mês.

As mulheres que quiserem fazer o exame devem agendá-lo por telefone, na unidade em que desejam ser atendidas. Para participarem, as mulheres devem ter 40 anos ou mais e apresentar pedido de exame de um médico, da rede pública ou privada.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que, se não houver vagas disponíveis na unidade escolhida, a paciente poderá realizar a mamografia em qualquer outro hospital participante do mutirão.

Todas as unidades que estiverem participando serão identificadas.

Se a paciente não conseguir ser atendida no dia do mutirão, poderá realizar o exame em até dez dias. O prazo máximo para o resultado do exame é de dez dias. A estimativa da secretaria é atender cerca de 200 mil pacientes em todo o Estado. O mutirão é uma iniciativa do Programa de Saúde da Mulher do Estado, lançado em 2007. 

O diretor científico da Fundação Oncocentro de São Paulo, José Antônio Marques, afirma que o exame da mamografia é importante para o diagnóstico precoce da doença. “Por isso é fundamental que as mulheres aproveitem o mutirão e façam o exame”, orienta Marques.