Mutirão da catarata acontece sábado

Agora SP - Quinta-feira, dia 18 de janeiro de 2007

qui, 18/01/2007 - 12h51 | Do Portal do Governo

Agora SP

PESSOAS COM MAIS DE 50 ANOS VÃO PASSAR POR EXAMES QUE DETECTAM A DOENÇA. PACIENTES SAEM COM DATA DE CIRURGIA CORRETIVA MARCADA

A clínica de oftalmologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas faz mutirão de catarata neste sábado. Serão atendidos todos que chegarem entre as 7h e as 12h. Não é preciso ir ao local com antecedência. São esperadas de 4.000 a 5.000 pessoas.

Para participar do mutirão, é preciso ter mais de 50 anos e estar com a visão embaçada. É necessário levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e, se possuir, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Os pacientes vão passar por nove tipos de exames para detectar a catarata. “Nem todos os casos têm recomendação de cirurgia”, afirma o coordenador da campanha, Newton Kara José, titular de oftalmologia da faculdade de medicina da USP (Universidade de São Paulo). As cirurgias serão agendas entre 15 dias e dois meses depois do mutirão. “O paciente sai da operação enxergando, mas recupera a visão total nos dias seguintes”, explica José.

De acordo com o médico, a catarata é o maior caso de cegueira com cura. “Acontece com a idade. Todos com mais de 50 anos podem desenvolver a doença.” O problema é causado pela opacificação do cristalino, lente natural que focaliza a imagem, e só pode ser revertido com cirurgia.  (Ana Beatriz Paschoal)