Música leva estudante de Pinda à ONU

Jornal ValeParaibano - 4/5/2002

sáb, 04/05/2002 - 11h35 | Do Portal do Governo

A violinista Elaine Cristina Mathias de Paula, 17 anos, de Pindamonhangaba, embarcou ontem para os Estados Unidos, onde irá representar oficialmente o governo brasileiro na Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas em Favor da Infância, que começa amanhã e vai até terça-feira, em Nova York.

Elaine participa do Projeto Guri a 3 anos, e este ano recebeu uma bolsa para estudar música na capital, com a Orquestra Paulista. O Projeto Guri foi implantando pela Secretaria de Cultura do Estado, e hoje tem 32 pólos, que trabalham com cerca de 12 mil crianças e adolescentes carentes do Estado.

O projeto foi escolhido para representar o Brasil após um mapeamento feito pela ONU dos projetos sociais na América Latina. ‘Nós mostramos que a música e a cultura agindo dentro da sociedade podem dar uma perspectiva de vida para as crianças que teriam um futuro difícil’, afirmou a supervisora regional do Projeto, Conceição Fenille Molinaro.

Com a adolescente de Pinda embarcaram a também violinista, Duane Egle Santiago Santos, 17 anos, de Osasco, e a coordenadora de eventos do projeto Guri, Griz Axcar. ‘Fiquei surpresa quando soube que fui escolhida, e pra mim vai ser muito importante falar do projeto e do Brasil, além de conhecer pessoas de outras culturas’, disse Elaine.

Ela mora com a mãe – que é divorciada e trabalha como faxineira -, no bairro do Araretama, considerado como um dos mais carentes e violentos de Pindamonhangaba. ‘É um privilégio ver a oportunidade que minha filha está tendo, e isto é merecedor, porque ela sempre foi uma boa aluna, muito responsável e batalhadora’, afirmou a mãe de Elaine, Ivone Mathias.

Elaine foi escolhida para representar o Brasil após elaborar uma redação sobre a situação atual do país. Ela passou por uma dinâmica de grupo.

Ayrton Vignola