Música erudita de qualidade a R$ 2,00

O Estado de S. Paulo - Estadão Norte - 11/7/2003

sex, 11/07/2003 - 10h05 | Do Portal do Governo

Ardilhes Moreira


O Estado de S. Paulo – Estadão Norte – 11 de julho de 2003

Nas manhãs de domingo, a Estação Júlio Prestes reserva aos moradores da cidade e turistas mais que sua beleza de cartão postal. Entre os destaques da programação cultural na região, estão os Concertos Matinais, na Sala São Paulo, que funciona dentro do local. Os ingressos são vendidos a preços populares – R$ 2,00 – inclusive para atrações consagradas. Como um dos objetivos é despertar a atenção de crianças e jovens para a música erudita, durante as apresentações, os regentes oferecem explicações sobre os temas, usando recursos de cenografia. Outra preocupação dos músicos é selecionar repertórios simples, conhecidos da população.

No domingo passado, o grupo Collegium Musicum de São Paulo apresentou números de música erudita para crianças e jovens. Jane de Oliveira e sua filha Beatriz, de 5 anos, estava entre as mais de 300 pessoas na platéia e aprovaram o programa. As duas saíram de Ribeirão Pires para passear e conhecer a Sala São Paulo. E não se arrependeram. ‘É maravilhosa’, comentou a mãe.

O espaço tem capacidade para quase 1.500 pessoas. Entretanto, de acordo com a produtora da Sala São Paulo, Glória Marangoni, a média de público nos concertos é de 600 espectadores. As exibições começam sempre às 11 horas. Às 13 horas, após o espetáculo, monitores levam os visitantes para um passeio pelo local.

Uma dupla que cresce sob os acordes da música erudita também se encantou com a beleza do lugar e a afinação do coral. Os irmãos André, de 10 anos, e Laís, de 7, foram levados à Estação Júlio Prestes pela mãe Marisa Andrade, de 37 anos. ‘Foi a primeira vez que eles assistiram ao pai, pois geralmente as apresentações são à noite’, contou Marisa.

Amor – O tenor Rogério Andrade, pai das crianças, faz parte do coral regido pelo maestro Abel Rocha. No repertório havia desde músicas do século 16 até composições atuais, todas tratando do mesmo tema:

amor. No intervalo entre as músicas, o maestro falava sobre as músicas e as épocas em que foram compostas. ‘A obra é de fácil compreensão. Você não precisa ter uma cultura musical elevada para acompanhar’, comentou Marisa.

Em julho, o programa de formação de platéias Concertos Matinais continua com apresentação da Orquestra de Câmara da Unesp (domingo, dia 13), que leva para o público três Concertos para Flauta de Vivaldi. No dia 20 de julho, é a vez do Duo Laguna ganhar aplausos com canções brasileiras, modinhas e composições do século 19. A última atração do mês, no dia 27, é a Orquestra de Câmara Engenho Barroco.