Museus e centros culturais de SP oferecem presentes criativos para este Natal

Globo Online - 05/12/05 - 17h

seg, 05/12/2005 - 18h45 | Do Portal do Governo

SÃO PAULO – O previsível tumulto em shoppings, galerias e ruas de comércio popular às vésperas do Natal deixa você com uma certa preguiça? A Daslu é cara demais para o seu orçamento? A batida da Polícia Federal, sexta-feira no Stand Center da Avenida Paulista, te deixou órfão, sem saber onde comprar aquelas maravilhosas quinquilharias eletrônicas com ‘precinho’ camarada? Não se desespere. Há um roteiro pouco lembrado que pode fazer a diferença neste Natal na hora de presentear amigos e parentes – as lojas de museus e centros culturais da cidade.

É o caso do Memorial do Imigrante (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Moema – Tel. 6692-7804), que reúne um bom acervo histórico sobre os diversos povos que ajudaram a construir São Paulo. E em sua loja, é possível comprar livros e camisas de algodão ou pólo. O espaço funciona de terça a domingo, das 10 às 17 horas. A loja do memorial pode ser acessada também pela internet no endereço www.memorialdoimigrante.sp.gov.br.

Na loja da Pinacoteca do Estado, o destaque fica por conta de sandálias havaianas customizadas com a logo do centenário do museu. Há também reproduções de pinturas famosas e outros itens indicados aos amantes das artes. A Pinacoteca fica na Praça da Luz, 2 (tel. 3229-9844) e funciona de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

Na loja do Museu de Arte Sacra (Avenida Tiradentes, 676 – Luz – Tel. 3326-1373) podem ser encontradas lembranças que vão de brincos e cordões de anjos até porta-retratos. O horário de funcionamento vai de terça a domingo, das 11 às 19 horas.

Dentre as sugestões de presentes do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim encontram-se o livro do Maestro Ciro Pereira, CDs de grupos infantis e das Orquestras Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica. O centro fica no Largo General Osório, 147 (tel. 3331-2377) e funciona de segunda a sexta, das 9 às 22 horas.

Os amantes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo ( www.osesp.art.br.) podem presentear os amigos com os CDs da orquestra, entre eles a coletânea Beethoven e Banda Mantiqueira, disponíveis na loja da Osesp na Sala São Paulo, que fica na Praça Júlio Prestes, s/ nº (tel. 3337-5414).