Museu na Luz será aberto hoje

O Estado de S.Paulo - segunda-feira, 20 de março de 2006

seg, 20/03/2006 - 12h34 | Do Portal do Governo

Festa terá convidados especiais; público vai amanhã

FABIANO RAMPAZZO

“O museu está completamente pronto.” Jarbas Mantovanini, gerente do projeto do Museu da Língua Portuguesa, garantiu ontem na Estação da Luz, que não falta nada, após um trabalho de três anos. “Esperamos que a população abrace essa instituição com carinho, pois a língua portuguesa é o elemento essencial da nossa cultura.” O museu, que será inaugurado hoje às 11 horas com a presença do governador Geraldo Alckmin, abre as portas ao público amanhã, às 10 horas.

O museu, que teve um investimento de R$ 37 milhões, tem três andares e traz, dentre as muitas atrações e atividades, um mantra de expressões entoado por Arnaldo Antunes e uma emocionante exposição sobre o romance Grande Sertão, Veredas, de Guimarães Rosa.

“A exposição é interativa. Mas a importância só o tempo vai dizer”, afirmou Bia Lessa, curadora da exposição sobre o romance que faz 50 anos.

Um auditório onde se assiste a um filme sobre a importância da língua e um centro de estudos são outros exemplos. “O centro de pesquisa é a área educativa. Mas é importante lembrar que isso tudo faz parte do projeto de revitalização da Luz – duas bilheterias da CPTM ficam praticamente dentro do museu”, disse Mantovanini.

O museu funcionará das 10 às 17 horas, de terça a domingo, e a entrada sai por R$ 4,00. Estudantes pagam meia e menores de 10 anos, assim como professores da rede pública, não pagam.