Museu da Casa Brasileira premia as inovações

O Estado de S.Paulo - Sexta-feira, 07 de Outubro de 2005

sex, 07/10/2005 - 12h41 | Do Portal do Governo

Em sua 19.ª edição, prêmio de design brasileiro vai para o Fox, da Volkswagen

Carlos Franco

Em 1986, o publicitário Roberto Duailibi, da DPZ, então à frente do Museu da Casa Brasileira (MCB), decidiu criar um prêmio para incentivar o design genuinamente brasileiro, que ajuda nas exportações e na criação de uma identidade ‘made in Brazil’.

A premiação completa este ano 19 edições e decidiu homenagear a Volkswagen do Brasil por ter desenvolvido inteiramente no País o projeto do Fox. ‘É importante exportarmos, mais do que matéria-prima e componentes, a inteligência, e quanto mais empresas estrangeiras levarem para o exterior o design brasileiro, mais abriremos novos mercados’, diz a presidente do MCB, Adélia Borges.

Mas não foi apenas o presidente da Volkswagen Brasil, Hans-Christian Maergner, que recebeu o prêmio em festa realizada ontem no MCB. Com um total de 420 inscrições, de 13 Estados e 44 cidades, o júri do 19º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira selecionou 65 produtos que estarão presentes na exposição aberta ao público hoje, estendendo-se até 20 de novembro, premiou 14 designers e entregou menção honrosa a outros 12.

Os prêmios foram divididos em oito categorias: Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Têxteis e Revestimentos, Equipamentos Eletroeletrônicos, Equipamentos de Construção, Trabalhos Escritos e Novas Idéias/Conceitos. A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo distribuiu R$ 50 mil para os premiados (primeiros e segundos lugares), como incentivo ao design brasileiro.

Para Adélia, em comum, os premiados deste ano buscam simplificar produtos, de forma a se tornarem mais amigáveis no uso. Ela cita como exemplo o pote B!, criado pelos designers Renato Solio e Roque Frizzo, e já produzido pela Martiplast. O pote B! junta num mesmo produto a simplicidade de um organizador de macarrão e arroz com a praticidade de um dosador.

O produto acomoda hermeticamente 2 pacotes de espaguete ou 1 quilo de arroz, e um conjunto de 2 tampas dosa a quantidade a ser preparada. A primeira tampa veda e serve como medida para o cozimento de duas porções de arroz. A segunda tampa possui duas aberturas que permitem a passagem de uma quantidade limitada de espaguete do pote, uma maior e outra menor. Sua forma esguia permite que a mão segure com firmeza o pote.

Com o objetivo de estimular empresas a investirem nessas soluções de design, que podem facilitar a vida do consumidor, diz Adélia, o museu decidiu também emitir um certificado de premiação aos que transformam, na prática e nas fábricas, essas idéias criativas e ajudam o País a ter uma identidade de design.