Mulheres poderão fazer mamografia sem indicação do SUS

Notícia da Manhã/ Catanduva

ter, 05/05/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

No Postão são realizadas 200 mamografias por mês”, constatou a SMS

A Secretaria de Estado da Saúde realizará mutirão de mamografia no dia 30 de maio

Com a vigência da nova lei federal, as mulheres com mais de 40 anos poderão fazer o exame de mamografia gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem a necessidade de encaminhamento médico.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todo cidadão tem acesso aos serviços de saúde, sejam eles de caráter preventivo, curativo, diagnóstico ou terapêutico. Antes da vigência da nova lei, toda mulher, independente da idade e da promulgação da Lei nº 11.664/09, já poderia fazer o exame de mamografia aos 40 anos de idade, desde que com indicação médica.

Na Secretária Municipal de Saúde, no serviço instalado no posto Dr. José Perri (Postão) são realizadas 200 mamografias por mês.
“Além do serviço próprio, a SMS tem prestadores de serviço capacitados para a realização do exame e que anualmente é feito mutirão de mamografia no Município”, informou a secretária Vanessa Frias Couto Gallo.

A SMS afirmou que não haverá aumento do número de exames realizados com a nova lei. “Trata-se de procedimento realizado quando há a procura do paciente pelo serviço de saúde e posterior indicação médica. O serviço já era realizado e seu aumento ou não só se configura com a procura/demanda pelo exame”, disse.

Para identificar os casos de câncer de mama precocemente, é indispensável proceder-se à realização do auto-exame das mamas. “O auto-exame da mama é exame mensal que a mulher pode fazer em si mesma para verificar a presença de câncer nos seios. Durante o auto-exame, a mulher deverá procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo. Ao identificar massas palpáveis nos seios deverão procurar o médico que solicitará o exame”, recomendou a SMS.

A SMS destacou a importância da realização da mamografia, exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. “Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que esse ainda não seja palpável. Por esse motivo, é muito importante que, além do auto-exame, todas as mulheres procurem os serviços de saúde para a realização do exame, principalmente na faixa etária onde há maior prevalência do Câncer de mama (acima dos 50 anos)”, ressaltou.

Em Catanduva, o Programa Sempre Mulher criado em março de 2005 é Referência ao tratamento do Câncer de mama e tem mais de 130 pacientes cadastradas, e aproximadamente 50 em acompanhamento. O Programa visa a atender às necessidades de pacientes mastectomizadas e em tratamento de câncer, principalmente de mama. É um programa da Secretaria Municipal de Saúde, que funciona no Ambulatório Regional de Especialidades (ARE) em dias úteis, e atende pacientes pelo SUS.

Mutirão de mamografia

A Secretaria de Estado da Saúde realiza no dia 30 de maio mutirão de mamografia. Em Catanduva, os exames serão feitos no Hospital Padre Albino (HPA), G.Uchoa Serviços de Radiologia e na União Médica Radiológica Joaquim Lopes (Umerc). As interessadas poderão inscrever-se no período entre 6 e 15 de maio.

Para participar do mutirão, as mulheres precisam agendar o atendimento por telefone e ter 40 anos ou mais. É necessário ter pedido de exame feito por um médico, da rede pública ou privada. O agendamento deverá ser feito na própria unidade onde a paciente preferir fazer o exame.
Após o resultado do exame de mamografia, a paciente receberá acompanhamento médico até o diagnóstico preciso do caso.

No Hospital Padre Albino, as informações poderão ser obtidas com Marco Salvador pelo telefone (17) 3531-3039, G.Uchoa Serviços de Radiologia S/C Ltda, com
Daniela/Priscila no número (17) 3522-7205 e Umerc União Médica Radiológica de Catanduva Joaquim Lopes, com Cássio/Ana Rosa (17) 3523-6202.

Como Fazer o Auto-Exame?

Fique em frente ao espelho. Olhe para os seios com as mãos atrás da nuca e os cotovelos levantados, para que os músculos do peito se flexionem. Procure quaisquer alterações na pele ou tamanho e forma dos seios. Depois, sinta cada seio com a palpação.

Durante o banho, levante o braço e use a outra mão com os dedos ensaboados para fazer a palpação do seio a ser examinado. Use as polpas digitais dos dedos para sentir todo o seio pressionando-o contra o peito e também as axilas. Após o banho, palpe cada seio deitada na cama e com travesseiro sob os ombros. Da mesma forma que antes, no lado da mama a ser palpada deve-se ter o braço elevado e a mão atrás da nuca.

Localizar alguma alteração pode causar medo, mas a maioria delas são benignas. Muitas mulheres têm os seios dolorosos e inchados durante a menstruação. Nesse caso, espere alguns dias para que o inchaço desapareça.