Muito além das bombas de combustíveis

Diário de S. Paulo Nos últimos dias, a imprensa deu grande destaque às fraudes em bombas de combustíveis, motivada por reportagem publicada no domingo (8/1) pelo “Fantástico”, da TV Globo. Fraude […]

qui, 26/01/2012 - 17h21 | Do Portal do Governo

Diário de S. Paulo

Nos últimos dias, a imprensa deu grande destaque às fraudes em bombas de combustíveis, motivada por reportagem publicada no domingo (8/1) pelo “Fantástico”, da TV Globo. Fraude em bombas de combustíveis não é uma pauta nova. Desde 2008, o Ipem-SP vem revelando à sociedade e às autoridades as mais diferentes formas pelas quais os consumidores são lesados por  empresários mal-intencionados que usam de subterfúgios visando ao lucro fácil. E o Ipem-SP não tem ficado parado, pois juntamente com outros institutos públicos e o governo estadual busca continuamente desenvolver mecanismos que impossibilitem qualquer tipo de fraude.

O papel do Ipem-SP é evitar que consumidores sejam enganados, mas sua atuação não se restringe a verificar e fiscalizar postos de combustíveis. Na lista de produtos averiguados há desde instrumentos medidores (bicos de combustíveis, balanças, taxímetros, bafômetros, medidas de comprimento, hidrômetros,  termômetros etc.) a produtos de certificação compulsória (brinquedos, fios e cabos, fogões a gás, isqueiros, lâmpadas, mamadeiras, têxteis, refrigeradores, televisores, tomadas etc.) e pré-medidos (todos os itens que não são pesados ou medidos na frente do consumidor, como produtos alimentícios, de higiene, limpeza etc).

Para se ter uma ideia da dimensão do trabalho do Ipem-SP, mais de 524 mil instrumentos de medição foram verificados ou fiscalizados pela autarquia no ano passado. Acrescente-se a esse número quase 2,5 milhões de instrumentos novos que passaram em 2011 pelo instituto antes de entrar no mercado de consumo. Foram  fiscalizados pelo Ipem-SP, no mesmo período, mais de 26 milhões de produtos de certificação compulsória e realizados exames em cerca de 287 mil itens de pré-medidos.

O trabalho do Ipem-SP vai muito além das bombas de combustíveis. Ele trabalha visando à proteção do cidadão em suas relações de consumo a partir da execução de políticas metrológicas, de produtos e serviços com transparência e com o objetivo de melhoria contínua.

Orlando Gerola Júnior é superintendente em exercício do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo).