Mônica no combate à dengue

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 26 de novembro de 2003

qua, 26/11/2003 - 10h05 | Do Portal do Governo

O governo vai distribuir 1milhão de exemplares do gibi da Turma da Mônica com informações sobre a doença

Os alunos da rede estadual terão os personagens da Turma da Mônica como aliados no combate à dengue. A partir de amanhã, a Secretaria Estadual da Educação distribuirá na Capital 1 milhão de exemplares do gibi Turma da Mônica contra Dengue. No Estado serão entregues aproximadamente 6 milhões de revistas.

Com passatempos educativos sobre a doença, como palavras cruzadas, labirinto e jogo dos sete erros, a cartilha pretende transformar os estudantes em agentes mirins na luta contra o mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença. A idéia é que as crianças apliquem em suas casas o que aprenderam com o gibi, ampliando, assim, o conhecimento da sua família sobre a doença.

Além dos passatempos, os estudantes terão acesso às informações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação da dengue, como manter caixas d’água limpas e tampadas, assim como pneus, baldes e garrafas.

O número de vítimas da doença diminuiu em relação ao ano passado. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, de janeiro a outubro de 2003 foram registrados 20.221 casos, contra 40.411 no mesmo período do ano passado.

A incidência de dengue hemorrágica também apresentou redução. De acordo com a secretaria, foram 20 casos até outubro, com um falecimento, contra 31 em ano de 2002, quando cinco pessoas morreram.