Mogi terá mais 500 moradias

Mogi News - Sexta-feira, dia 27 de outubro de 2006

sex, 27/10/2006 - 11h46 | Do Portal do Governo

Prefeito divulgou requisitos para que famílias de baixa renda possam concorrer aos apartamentos da CDHU em Jundiapeba

  O agendamento das inscrições para 500 moradias, que serão construídas no bairro de Irapé, no distrito de Jundiapeba, em Mogi, começa na segunda-feira. Os apartamentos serão financiados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Para agendar a inscrição, os interessados deverão comparecer no Ginásio Municipal de Esportes, no Mogilar, de 30 de outubro a 4 de novembro e de 6 a 9 de novembro, das 9h30 às 16h30, levando apenas a carteira de identidade.

O prefeito Junji Abe (PSDB) e o secretário de Cidadania e Ação Social, José Luiz Freire de Almeida, acompanhados dos vereadores José Antonio Cuco Pereira (PSDB) e Carlos Evaristo da Silva (PFL), apresentaram ontem o programa da CDHU à Imprensa.

Para participar do programa é preciso ter renda mensal de um a dez salários mínimos, morar ou trabalhar (no caso de chefe da família) em Mogi, não ter imóveis ou financiamento habitacional contratado e não ter sido atendido em outros programas habitacionais. As famílias contempladas têm prazo de 25 anos para quitar as prestações, sendo que o pagamento mensal equivale a 15% do valor da renda familiar.

O agendamento é a primeira etapa do processo de inscrição. Apenas as famílias que agendarem a inscrição terão chances de ocupar um dos apartamentos. Depois desta fase, elas deverão voltar ao ginásio, do dia 10 ao dia 18 de novembro, das 9h30 às 16h30, para efetivar a inscrição. A previsão é de que o sorteio dos apartamentos ocorra em dezembro e até janeiro os contemplados devem se mudar.

“O objetivo da CDHU com o agendamento é tornar mais ágil o processo de inscrição, evitando filas. É importante ainda que as famílias não esqueçam de levar toda a documentação exigida, principalmente no caso de famílias com deficientes”, explicou Almeida. Os empreendimentos da CDHU destinam 7% dos apartamentos para famílias com portadores de deficiências graves e/ou irreversíveis, porém, eles precisam comprovar a deficiência por meio de exames médicos. Os policiais também têm direito a 4% dos apartamentos e os idosos, 5%.

Durante a entrevista, Junji ressaltou a importância das moradias populares financiadas pelo governo estadual ou federal para a diminuição do déficit habitacional de famílias carentes no município e para reduzir os riscos e problemas das ocupações irregulares. Segundo ele, desde 2001, o déficit foi reduzido de 18 mil famílias para 10 mil.

A CDHU investiu R$ 13,9 milhões no empreendimento. Desde 2001, foram construídos sete residenciais em Mogi, num total de 3.460 moradias.

Atualização

Quem se inscreveu em 2002 e não foi contemplado também deverá comparecer no Ginásio de Esportes, na próxima segunda-feira, para atualizar o cadastro e participar automaticamente do novo sorteio. Neste caso, as famílias não precisam comparecer no dia da inscrição.