Mogi terá 20 novos trens reformados e expressos

Mogi News

seg, 11/05/2009 - 10h04 | Do Portal do Governo

CPTM informou que não é possível estabelecer um prazo para a vinda definitiva do Expresso Leste para a cidade, mas revelou outros investimentos para agosto de 2009

O presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Sérgio Avelleda, descartou a implantação definitiva do Expresso Leste em Mogi das Cruzes antes de 2012, mas garantiu para este ano novos investimentos no setor.

Segundo Avelleda, até agosto deste ano, a frota de trens que servem à Linha 11-Coral deve ser ampliada. “Nossa meta é implantar 20 trens reformados, além de comprar nove novos trens do modelo Expresso”, disse ele, sem informar o montante gasto pelo governo do Estado para essas melhorias.

De acordo com o presidente da CPTM, ainda esta semana, deve ser divulgado o edital para a concorrência pública da fabricação dos chamados trens espanhóis.

Hoje, a frota de composições que circulam pela região é de 14 unidades reformadas (os chamados trens de subúrbio) e dez do modelo Expresso.

“Vamos inserir os trens gradativamente na linha, por conta das obras de ampliação das estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano, que prometem trazer o Expresso Leste 100% até 2012”, prometeu Avelleda.

No caso de Mogi, ele acredita que o modelo Expresso só será definido a partir do ano seguinte ao que contemplará Suzano: “Mesmo que as passagens de nível sejam liquidadas com a construção de viadutos, como prevê a Prefeitura, não é possível estabelecer prazos para Mogi diante dos investimentos de alimentação aérea e da linha férrea que precisamos fazer”, esclareceu o presidente da companhia.