O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) confirmou ontem que o governo do Estado pretende inaugurar oficialmente a duplicação da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) no final de janeiro. Conforme a Assessoria de Imprensa do órgão, a data da cerimônia ainda não foi definida.
A duplicação de 10,4 quilômetros entre Mogi das Cruzes e a rodovia Ayrton Senna (SP-70) começou em junho de 2002. O investimento total deverá atingir R$ 111 milhões. Depois da pausa para o Natal, os operários da Queiroz Galvão voltaram ontem ao trabalho.
Apesar de ainda não estar totalmente concluída, toda a extensão duplicada está aberta ao tráfego desde a semana passada. O engenheiro responsável pela obra, Rubens Marcelo Manhanini, informou que nas próximas semanas serão executados os serviços finais e implantação de sinalização em alguns pontos da estrada.
Segundo Manhanini, antes da entrega oficial da obra, o DER construirá um acesso para os motoristas que precisam entrar para o Conjunto Residencial Itapeti e para o Jardim Araci. Atualmente, os condutores usam contornos provisórios e pouco seguros para entrar nos bairros. O acesso deverá ser aberto nas imediações da estrada municipal do Pavan.
O engenheiro também informou que o tráfego de veículos na rodovia não será mais interrompido para a explosão de rochas que estavam no traçado das novas pistas. O responsável pela obra explicou que todas as detonações necessárias já foram executadas e que os transtornos provocados aos motoristas com as interdições da rodovia chegaram ao fim.
Mogi-Bertioga
O DER garantiu ontem que não informou qualquer informação com estimativa de custo para a recuperação da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) como chegou a ser divulgado no final de semana. Por meio da Assessoria de Imprensa, o órgão confirmou que a estrada está na relação das rodovias que receberão obras a partir de recursos liberados pelo governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
No entanto, ainda não é possível fazer qualquer tipo de estimativa sobre os custos para a recuperação de 40 quilômetros da rodovia, incluindo a abertura de terceira pista em vários pontos da estrada, porque a licitação ainda não foi aberta. Foi publicado que a obra nesta estrada custaria R$ 180 milhões.
As melhorias na ligação estão no segundo pacote de recuperação das estradas paulistas. A primeira fase contemplou estradas do Interior e do Litoral Norte, a exemplo da Rio-Santos (SP-55). Segundo a Assessoria do DER, no início do próximo semestre o pacote um deverá ficar pronto.
Depois, será a vez das estradas que servem à região do Alto Tietê e outras regiões do Estado. Além da Mogi-Bertioga, estão na lista das estradas que receberão melhorias a Mogi-Salesópolis (SP-88) e a Índio Tibiriçá (SP-31), que liga Suzano à região do ABC paulista.
No entanto, o DER não sabe se a licitação para a contratação das obras será aberta no primeiro ou segundo semestre de 2005. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) promete iniciar os serviços desde 2002.