Mirandópolis adere projeto “Município Verde”

Diário de Fato/Mirandópolis

sex, 22/05/2009 - 9h23 | Do Portal do Governo

Na quarta-feira (20/05), o prefeito José Antônio Rodrigues, participou da Capacitação de Interlocutores Municiais para elaboração do Plano de Ação do Projeto “Município Verde”, oferecida pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente, sediada em Sud Mennucci.

O programa de capacitação proporcionou conhecimentos básicos para o pleno entendimento do projeto, bem como o embasamento teórico e prático no desenvolvimento do Plano de Ação no município.

A cerimônia convocou 43 municípios da região Noroeste, dos quais, se fizeram presente 35 prefeitos, 5 vice-prefeitos e 58 vereadores, recepcionados pelo prefeito de Sud Mennucci, Celso Junqueira.

Os representantes municipais tiveram a oportunidade de aprender sobre tratamento de esgoto, destinação adequada de lixo, arborização urbana, qualidade do ar, uso da água, habitação sustentável, educação ambiental, mata ciliar, conselho municipal de meio ambiente e estrutura ambiental, temas que envolvem todas as diretivas do projeto.

Além das autoridades regionais, o evento contou com a presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco (Xico) Graziano Neto, para cerimônia de assinatura da adesão dos municípios com o projeto.

De acordo com Graziano, os municípios da região possuem de uma forma geral, bons dados relativos a tratamento de esgoto e lixo, entretanto, precisam melhorar no quesito matas ciliares. “O Estado de São Paulo possui 14% de cobertura vegetal nativa e a maioria dos municípios dessa região possui somente 3%, alguns pouco mais de 1%”, informou.

Em Sud Mennucci, Graziano enfatizou a importância do auxílio mútuo. “Queremos capacitar os municípios para que todos tenham condições de elaborar seus planos de ação”, salientou.

Graziano afirmou ainda que os municípios que assinarem convênios com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA no âmbito do Município Verde serão amplamente beneficiados ganhando prioridade no acesso a recursos do Estado. “A contrapartida que eu peço é a conscientização das crianças, queremos que os municípios adotem o projeto Criança Ecológica”, declarou.

A programação contou com apresentação das 10 Diretivas organizadas na região, cada uma designada para um setor da valorização ambiental.

Entre elas: “Estrutura Ambiental”, “Conselho Municipal de Meio Ambiente”, “Esgoto Tratado”, “Lixo Mínimo”, “Habitação Sustentável”, “Poluição do Ar”, “Mata Ciliar” e “Arborização Urbana”.

O responsável interino do Departamento Agrícola, Roberto Sekiya acompanhou a programação nos três dias de curso.

“O Roberto foi capacitado nesses três dias e será o interlocutor do projeto em Mirandópolis”, explicou o prefeito.

Graziano

Francisco Graziano Neto. Engenheiro Agrônomo, Mestre em Economia Agrária e Doutor em Administração. Conferencista, foi professor da UNESP/Jaboticabal (1976-1992). Deputado Federal pelo PSDB/SP (1998-2006), Secretário de Agricultura de São Paulo (1996-98), Presidente do INCRA (1995), Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995), e é hoje Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Escritor, comentarista de rádio e TV, articulista do jornal O Estado de S. Paulo, publicou sete livros e mais de cem artigos. Em 1997 recebeu o prêmio Engenheiro Agrônomo do Ano.