Ministro elogia o Projeto Pomar

Jornal da Tarde - 16/5/2002

qui, 16/05/2002 - 11h21 | Do Portal do Governo

O ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, elogiou os resultados do Projeto Pomar, que está arborizando as margens do Rio Pinheiros. O Pomar é uma iniciativa do JT em parceria com o governo do Estado, a Prefeitura e a iniciativa privada.

Carvalho esteve ontem na capital, onde participou de uma reunião com vários ministros latino-americanos para discutir a agenda da Conferência de Cúpula Rio + 10 – que será realizada entre 26 de agosto e 4 de setembro em Johannesburgo, na África do Sul.

“O projeto deve servir de exemplo, já que recupera e preserva o meio ambiente urbano, além de promover o pensamento ecológico na população”, disse o ministro ontem, durante visita à sede do Grupo Estado. “As pessoas se preocupam com a Amazônia, mas se esquecem de plantar árvores nas ruas”, comentou.

“O cidadão fica bravo se arrancam uma planta do jardim, mas está pouco ligando para a poluição que contamina o riacho atrás de sua casa, nem se preocupa com o destino do lixo nas cidades.”

Carvalho considera o Pomar imprescindível para a capital, mas diz que seu ministério, por ser de âmbito federal, volta-se mais para o Nordeste e Amazônia, onde o investimento é menor. Ele também falou sobre as dificuldades do Ministério. “O desafio é fazer os ruralistas entenderem que a preservação dos mananciais representa grande fator econômico que, a longo prazo, reverte em lucro.”