Ministra francesa discute investimentos em SP

Portal G1 - Sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

sex, 02/02/2007 - 18h33 | Do Portal do Governo

Do G1

A ministra francesa do Comércio Exterior, Christine Lagarde, encontrou-se na tarde desta quinta-feira (1) com o vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, na Zona Sul de São Paulo. Na reunião, foram tratados assuntos comerciais, mas, de acordo com Goldman, nenhuma parceria foi fechada.

“Essa reunião abre caminho para isso. O encontro mostra a disponibilidade deles em negociar e passamos informações de setores que nos interessam aqui em São Paulo”, informou o vice-governador, que também é secretário de Desenvolvimento.

Ele citou como exemplo investimentos na área de transporte, como os que já acontecem no Metrô, que utiliza tecnologia francesa. “Queremos ampliar a participação do capital francês. Qualquer área para nós é útil. Temos carências de investimentos na indústria, no setor de tecnologia e turismo”, disse Goldman.

Christine confirmou que a França tem facilidade de investimento na área de transporte. “Falamos de perspectivas para área de infra-estrutura e transporte, na qual a França tem tecnologias inovadoras e que podem ser úteis para a cidade e o Estado”, afirmou.

A ministra comentou sobre o “apagão” que ocorreu na Torre Eiffel na quinta-feira (1). O mais famoso ponto turístico da França terá desligada sua famosa iluminação noturna por cinco minutos, a fim de chamar atenção para o consumo de energia e o meio ambiente na véspera do lançamento de um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas.

“A França é muito preocupada em preservar o meio ambiente. O desenvolvimento sustentável e o crescimento são compatíveis. Se não estivermos atentos ao nosso modo de consumo de energia, corremos um risco coletivo (de crise no planeta)”, disse a ministra.

A visita de Christine e sua delegação vai até o dia 6. Na última etapa da viagem, está prevista a ida a São José dos Campos, no Vale do Paraíba, para conhecer as empresas Embraer e Latecoere, também do ramo da aviação.