Metrô vira opção para as compras de última hora

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 21 de dezembro de 2004

ter, 21/12/2004 - 9h20 | Do Portal do Governo

O movimento cresceu nas estações Santa Cruz e Tatuapé graças aos shoppings, que oferecem a facilidade de compras sem trânsito. Outra estação que teve aumento de passageiros foi a São Bento, por causa do acesso à Rua 25 de Março

ARYANE CARARO

Fim de ano, trânsito congestionado, estacionamentos de shopping centers lotados. Haja paciência para enfrentar a maratona das compras de Natal. Por essas e outras, cada vez mais o paulistano está deixando o carro em casa e indo às compras de metrô. O reflexo foi sentido no aumento do número de passageiros das Estações São Bento, Santa Cruz e Tatuapé, ligadas a grandes centros de compras.

Na São Bento, o número de passageiros, principalmente aos domingos, superou todas as previsões da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Culpa da Rua 25 de Março. Em cada domingo de dezembro, a estação registrou uma média de 13.500 entradas. Se comparado com os domingos de novembro, houve um aumento de 150% em passageiros pelas catracas. ‘Por causa da 25 de Março, este ano está estourando’, comenta Conrado Grava de Souza, gerente de Operações do Metrô.

O segundo maior aumento foi registrado na Estação do Shopping Metrô Tatuapé, com 25,5% a mais nos domingos, se comparadas as médias de novembro e dezembro. E, logo atrás, a do Shopping Metrô Santa Cruz, com 15,5% a mais de entradas nos domingos deste mês. Depois deles, houve aumento em torno de 5% nas entradas das Estações Sé, República e Anhangabaú, provavelmente pelo mesmo motivo: compras. Em todo o sistema, o movimento está 2,5% maior nos dias úteis de dezembro.

‘O metrô é um grande facilitador de acesso. Como o trânsito da Cidade está muito ruim, é mais fácil e seguro ir ao shopping de metrô. As pessoas descobriram isso neste ano e estão preferindo’, diz Souza. Até por isso, o Metrô está reforçando a segurança nas estações dos shoppings e São Bento. Grande movimento nas estações está sendo esperado também para esta semana, até quinta-feira. Tanto que na quinta passada o Metrô vai estender seu horário de pico, que tem mais trens circulando, até as 20h.

Fora os congestionamentos, o fato de não ficar andando com pacotes na rua, e despertar a atenção de assaltantes, tem levado os consumidores ao shopping de metrô. ‘Me sinto mais segura, por causa dos assaltos. Perto do meu trabalho, num dos acessos à 23 de Maio, fatalmente tem assalto quando o trânsito está parado’, conta a funcionária pública Celma Costa, 46 anos. Ela foi ao Shopping Santa Cruz para comprar os últimos presentes de Natal. Tem carro, mas preferiu pegar o metrô na Luz para evitar o trânsito e o estacionamento íngreme e possivelmente lotado do shopping. ‘Desisti de fazer compras de carro. Sábado passado, fui a outro shopping, rodei, não achei vaga e tive de ir embora.’

Para quem tem carro, mas fica neurótico com o trânsito ou está aprendendo a dirigir, o metrô também é a primeira opção, como no caso da instrumentadora cirúrgica Raquel Ramos, 33 anos, que mora em Itaquera. ‘Assim fujo do trânsito e posso fazer compras até as 22h’, diz ela, que fez todas as compras de Natal nos Shoppings Tatuapé e Santa Cruz. ‘E se está chovendo, não precisa andar na rua’, lembra o professor de informática Luciano Bernardes, 27, também morador de Itaquera. ‘É como se tivesse uma loja no meio do caminho de casa para o trabalho.’

Os empreendedores também perceberam isso. Não é à toa que os Shoppings Santa Cruz e Tatuapé têm planos de ampliação de espaço e outro será construído, o Shopping Metrô Itaquera.