Metrô Tiradentes exibe presépios de vários países

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

qui, 02/12/2004 - 9h14 | Do Portal do Governo

Começou ontem e vai até o dia 31 de janeiro a mostra de presépios típicos organizada pelo Museu de Arte Sacra no saguão da estação. O que representa o Brasil é feito de arame. A entrada é grátis

JULIANA DE FARIA

O espírito natalino tomou conta do Metrô. O Museu de Arte Sacra transformou a Estação Tiradentes em palco de exposição de presépios típicos de diversos países do mundo, inclusive do Brasil.

O exemplar brasileiro é todo confeccionado de arames e argila. A obra, intitulada ‘Chuva’, é originária de Taubaté. Já um modelo de barro seco, isopor e cortiça representa o México. O presépio da Áustria é feito de madeira, coquinho, tecido e pinhas. E Portugal mostra um presépio feito com uma estrutura de barro cozido policromado com madeira.

Os destaques são os presépios japonês e africano. O primeiro é composto de personagens de características orientais vestidos com roupas de seda. O segundo foi feito em jacarandá, madeira típica dos países africanos. A exposição está localizada na saída Jorge Miranda da estação e vai até o dia 31 de janeiro. Os visitantes podem tirar foto dos presépios à vontade.

Para quem se interessa por esse símbolo de Natal, há outras opções na Cidade. O Presépio Napolitano do Museu de Arte Sacra (Av. Tiradentes, ao lado da estação), por exemplo, é composto por 1.620 peças do século XVIII. Ele é um dos maiores do gênero no mundo, comparável apenas aos conjuntos de Nápoles e de Nova York.

No Central Plaza Shopping (Av. Dr. Francisco Mesquita, 1.000), está exposto um presépio de papel reciclado colorido.

As figuras, de até 3 metros de altura, foram confeccionadas com técnicas de origami (dobraduras) e kirigami (cortes).