Metrô passado a limpo

Jornal da Tarde - Domingo, dia 24 de setembro de 2006

dom, 24/09/2006 - 10h53 | Do Portal do Governo

Batalhão de limpeza do Metrô retira, todos os meses, 11 toneladas de lixo dos vagões. Equipe faz treinamento especial

>FERNANDA ARANDA, fernanda.aranda@grupoestado.com.br

Não é fácil manter a fama de ser o transporte público mais limpo do mundo. A reportagem doJT acompanhou um dia de limpeza do Metrô da Capital. Para deixar cada cantinho sem sujeira, o batalhão da faxina metroviária usa xampu, perfume e até escova de dente. São 18 pessoas, distribuídas em cada um dos trens, que retiram cerca de 11 toneladas de lixo por mês dos vagões.

A equipe de funcionários tem pouco mais de uma hora para deixar o metrô inteiro brilhando. “Corremos contra o tempo. Às 8h, começa a limpeza mais profunda em nove carros de cada uma das quatro linhas. Às 15 horas, os veículos precisam estar prontos, voltar a circular e não deixar na mão os usuários no horário de pico, que começa às 17h”, conta o supervisor operacional do Metrô, Domingos Morais.

Além da limpeza manual, existe ainda o processo feito por máquinas, como uma espécie de “lava-rápido” de metrô. Realizado em quatro locais da Companhia do Metropolitano de São Paulo, no Pátio Jabaquara, Itaquera, Belém e Capão Redondo, os 117 trens da frota passam, pelo menos duas vezes por mês, pela lavagem interna e externa feita pelo maquinário.

Antes de realizar essa faxina completa, 14 funcionários do Metrô fazem uma triagem dos papéis e chicletes que são jogados no meio do caminho. “Com uma vassoura em mãos, eles têm 30 segundos para limpar cada vagão, durante a viagem, antes de o trem chegar ao terminal”, explica a supervisora de limpeza do Metrô, Vanuza Lima.

Mas não é só sujeira que se encontra nos trens. Objetos esquecidos pelos usuários também são comuns. “Guarda-chuvas estão no topo da lista, seguidos por carteiras e bolsas de mulher. Encaminhamos tudo para o setor de achados e perdidos do Metrô”, afirma Vanuza.

Os faxineiros do Metrô passam por treinamento, tanto de eficiência quanto de rapidez. “Temos uma equipe especial só para cuidar de imprevistos. Por exemplo, quando alguém passa mal, recebemos a informação pelo rádio e imediatamente recolhemos o vômito e borrifamos o local com perfume”, completa a supervisora de limpeza.

Ainda não há um ranking oficial dos meios de transporte públicos mais limpos do mundo. Porém, o analista de gestão de contratos do Metrô, Matias Aurélio, afirma com certeza absoluta que os carros metroviários de São Paulo são os campeões no quesito. “É um dos mais limpos do planeta. Afirmo isso com base na informação dos próprios turistas que passam por aqui.”