Metrô oferece rota cultural ao longo das três linhas

Diário de São Paulo - 30/4/2002

ter, 30/04/2002 - 9h53 | Do Portal do Governo

Com os trens cortando a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste, os usuários se deparam com um leque de opções de arte próximo a todas as estações

Responsável por 18% do PIB nacional, São Paulo é o mais importante centro econômico-financeiro do Brasil. E, por conta disso, a Capital concentra fascinante mistura de pessoas de diversas regiões do país e do mundo, que não vivem apenas para o trabalho.

A paixão pela cultura e pela arte vibra com a mesma intensidade, transformando a cidade num dos principais pólos de atrações multiculturais, turísticas e de eventos de negócios.

E o metrô surge como uma alternativa rápida, segura e confortável para quem quer desfrutar de tudo isso. São teatros, cinemas, museus, casas de espetáculos, shopping centers, parques, bares e restaurantes, localizados próximos às estações do Metrô, que cortam a cidade em três linhas: Azul (Jabaquara-Tucuruvi), Verde (Ana Rosa-Vila Madalena) e Vermelha (Barra Funda-Corinthians Itaquera).

No trajeto da linha verde, por exemplo, estão o Parque Trianon, Masp, Museu do Bexiga, Parque do Ibirapuera, Casa das Rosas, Instituto Itaú Cultural e o teatro Sérgio Cardoso.

Na linha azul, o usuário do Metrô pode chegar ao Centro de Exposições Imigrantes, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Jabaquara, Sala São Paulo, Jardim Botânico, Museu Lasar Segall, Museu de Arte Sacra, Museu da Imigração Japonesa, Parque Anhembi, Pinacoteca do Estado, Museu Ipiranga, Parque da Luz, Sesc Vila Mariana, Centro Cultural Banco do Brasil, Zoológico e Zôo Safári.

Na linha vermelha, os destaques são Memorial da América Latina, Parque do Carmo, Parque Água Branca, Pátio do Colégio, Playcenter, Parque Ecológico do Tietê, Sesc Pompéia, Teatro Municipal, Teatro São Pedro, Memorial do Imigrante.

Mais obras

As estações do Metrô também servem de palco para exposições e eventos artísticos. Hoje, por exemplo, o usuário poderá apreciar o último dia da coletânea de fotos sobre as comunidades assentadas pela reforma agrária e comunidades de quilombos, ambas atendidas pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – Itesp, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. São flagrantes do trabalho no campo, das horas de lazer e da luta pelo resgate da cidadania.

No ano da Copa do Mundo, o Metrô apresenta o “País do Futebol” , com a exposição Hiperfutebol – Vitrine do Masp, na Estação Trianon. A exposição traz gravuras de João Calixto, que remete à história do futebol, da época de Perácio a Sócrates. O clima nostálgico faz parte da mostra, que tem como pano de fundo uma das paixões nacionais: o futebol.

Na estação República, “100 Anos de Moda no Brasil”. Alunos de escolas de moda criaram, baseados em pesquisas, peças miniaturas de alto padrão, contando a trajetória da moda nacional.

Bonecos vestem as peças, enfatizando as personalidades que marcaram época e grandes nomes da arte do vestuário nacional. Na estação São Bento, “Bilhetes, Tickets e Passes”, com vários tipos de bilhetes, passes e tíquetes de embarque, além de cartões magnéticos nacionais e internacionais.