Metrô Luz-Vila Sônia a todo vapor

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

qui, 23/02/2006 - 11h23 | Do Portal do Governo

Linha Amarela, que deve entrar em operação em 2008, vai ter túneis e grandes espaços subterrâneos na região da Av. Paulista com Rua da Consolação

Vinte e sete frentes de trabalho estão escavando a Linha 4 – Amarela (Luz-Vila Sônia), do Metrô, que deve entrar em operação em dezembro de 2008. A linha, que terá 12,8 quilômetros e será totalmente subterrânea, está ganhando ainda trabalhos em três estações: Paulista, Pinheiros e Luz, que estão entre as seis que serão abertas aos passageiros na primeira fase de operações.

Na altura do número 2.367 da Rua da Consolação, fica o canteiro de obras da futura Estação Paulista. No subterrâneo, ela será interligada com a atual Estação Consolação. No próximo mês, deve estar pronta a construção das paredes-diafragma, estruturas externas da estação que dão estabilidade para que os poços possam ser escavados. Um deles, que terá cerca de 40 metros de profundidade, começa a ser aberto ainda em março. Dali, um túnel que cruza a Rua da Consolação será escavado. Ele servirá como a base do corpo da futura estação.

Pelo projeto, há ainda uma novidade: a Estação Paulista será a primeira de toda a rede a contar com esteiras rolantes, para o deslocamento dos passageiros que farão integração com a Estação Consolação.

Na futura Estação Pinheiros também já começou a escavação do poço, na Rua Capri. O poço terá um diâmetro de 40 metros, e já avançou por seis metros de profundidade. Ali, o projeto é integrar a Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM com a Linha 4 do Metrô também por meio de passagem subterrânea.

Três frentes de trabalho da Linha 4 estão em operação no Centro. Na Avenida Rio Branco, o Metrô está construindo um poço que servirá de saída de emergência e ventilação. Entre as Ruas Mauá, Brigadeiro Tobias, Paula Souza e Avenida Cásper Líbero, um imóvel já foi demolido. Ali será aberto o poço de acesso à futura Estação Luz, que ficará ao lado da atual, que faz parte da Linha 1 – Azul (Jabaquara-Tucuruvi). Outro poço será aberto na Rua João Teodoro, onde trabalhos de demolição também já foram concluídos.