Metrô já trabalha em novos túneis

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

qua, 16/02/2005 - 9h12 | Do Portal do Governo

O Metrô já trabalha em oito pontos de escavação de túneis para ampliar a Linha 2 da Estação Ana Rosa ao Ipiranga. Até o próximo ano, o governo do Estado planeja concluir a extensão de 3,4 quilômetros e erguer três novas estações: Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga. Duas novas frentes de obras subterrâneas entraram em atividade nesta semana, totalizando quase 1 mil metros de túneis construídos na expansão da Linha 2.

A partir de três poços de serviço – Carlos Petit, Sepaco e Domingos Ferreira -, o Metrô vem conseguindo uma produção de 15 metros de túneis por dia. As escavações são feitas no método de mineração, que reduz os transtornos na superfície por ser totalmente subterrâneo.

A meta do Metrô é colocar os trens em operação – até a estação Imigrantes – já em março do próximo ano, chegando ao Ipiranga em setembro de 2006. Atualmente, a Linha 2 opera entre Vila Madalena e Ana Rosa, com 7 quilômetros de extensão. Em dezembro de 2006, passará a contar com 10,4 quilômetros. A companhia prevê que o número de passageiros transportados na Linha 2 salte dos atuais 280 mil para 370 mil.

Para levar o Metrô até o Ipiranga, o governo do Estado vai gastar cerca de R$ 854 milhões. Desse total, R$ 338 milhões estão garantidos para este ano.