Metrô inicia obras de mais um trecho da Linha 2

Jornal da Tarde - São Paulo - Sábado, 12 de março de 2005

seg, 14/03/2005 - 9h07 | Do Portal do Governo

A companhia vai começar as escavações de dois túneis, para ligar as estações Imigrantes e Ipiranga, no fim deste mês. A previsão é de que o trecho entre em operação em março do próximo ano

Rodrigo Gallo

No fim de março, o Metrô deve iniciar as escavações de mais um trecho da expansão da Linha 2, que vai unir a estação Ana Rosa, na Vila Mariana, com o bairro do Sacomã, quando concluído. A nova obra será empregada para a ampliação de dois túneis, ligando as plataformas Imigrantes e Ipiranga, na Zona Sul. Com a inauguração do trecho, prevista para março do próximo ano, a empresa espera suprir a carência da região por transporte coletivo.

No novo trecho, o Metrô vai construir 850 metros em dois túneis paralelos, com seis diâmetros cada, escavados por um sistema que permite o avanço das obras em diversas frentes de trabalho, para cumprir o prazo de entrega. As primeiras obras dos túneis começaram em janeiro, na Rua Vergueiro, com o trabalho de 750 funcionários.

Na altura dos 144 metros, na Rua Domingos Ferreira, as duas vias vão se unir, formando uma única passagem de maior diâmetro, por onde dois trens deverão passar. Nesta saída, o Metrô deixará de ser subterrâneo. No local das obras, o viaduto por onde as composições vão passar já pode ser visto pelos pedestres. ‘Estamos começando a fazer as lajes do viaduto de transposição da Avenida Ricardo Jafet. É que o trem vem por um túnel, mas subirá para atingir a estação ao passar próximo ao Córrego Ipiranga’, contou o diretor de engenharia e construção do Metrô, Sérgio Salvadori.

As escavações devem começar a partir do dia 22, quando engenheiros e operários da companhia vão começar as novas obras. Com o equipamento, a média de perfuração deve ser de 1,30 metro por dia de trabalho, embora em outros poços já tenham conseguido avançar com uma média de 1,50 metro diário. ‘Só durante as escavações iremos descobrir o tipo de solo que estamos lidando. Daí os engenheiros poderão determinar a velocidade’, explicou o diretor.

A Estação Imigrantes, de onde partem os túneis, será construída para ficar semi-enterrada. Para economizar energia elétrica, o Metrô fará a cobertura do vão central com material translúcido, para facilitar a entrada de luz solar. Com a inauguração da linha, o Metrô espera que cerca de 4,2 mil passageiros passem pelas plataformas da estação por hora.

Atualmente, a Linha 2 transporta em média 290 mil passageiros por dia, entre as estações Ana Rosa e Vila Madalena. Com a inauguração das novas estações, o número deve aumentar para 380 mil.