Metrô ganhará museus de futebol

Agora São Paulo - Quarta-feira, 11 de março de 2009

qua, 11/03/2009 - 9h01 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) apresentou ontem um projeto para montar museus de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Portuguesa nas estações de metrô da capital. Os dirigentes dos clubes gostaram da ideia.

“É um plano inovador, muito bem pensado para os times, e que agradará ao coração de quem passar por essas estações”, afirmou o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio.

Os museus serão instalados nas estações do metrô que levam o nome dos clubes: Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, Santos-Imigrantes, Portuguesa-Tietê e São Paulo-Morumbi. Como a última tem inauguração prevista para 2012, os objetos tricolores ficarão inicialmente expostos na estação Butantã, que deve ser aberta ao público em 2010.

A instalação desses museus faz parte do projeto “Encontros”, cujo objetivo é transformar as estações em espaços culturais. De acordo com o plano, parte das instalações estará aberta ao público ainda neste ano.

“Queremos permitir que alguém andando pelo metrô possa ter acesso à história da cidade de São Paulo, incluindo o futebol e os clubes que fazem parte dessa história”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

Cada museu será dividido em três grandes espaços. Um deles contará a história oficial chancelada pelos clubes. Outra área terá troféus e fotos de times campeões. Haverá ainda o Hall da Fama, que imortalizará os principais jogadores.

“Esse espaço é o que mais vai mexer com as torcidas, pois cada um que entrar lá vai ficar para sempre na estação”, afirmou Portella. Cada clube será representado por quatro atletas, eleitos pela própria agremiação.

“Teremos o melhor jogador até a década de 1950, depois de 1951 a 1970, de 1970 a 1990 e de 1990 a 2009. Quem vai conduzir todo o processo é o clube, ouvindo a torcida”, explicou o secretário.

“O projeto valoriza a cultura da cidade e o futebol é um fenômeno cultural. É uma forma de humanizar os clubes, levando informações a todos”, disse o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo.