Metrô faz pesquisa sobre uso do Bilhete Único

Jornal da Tarde - Quinta-feira, dia 5 de outubro de 2006

qui, 05/10/2006 - 12h12 | Do Portal do Governo

Usuários do metrô gostaram da redução do preço da passagem, mas não deixaram de reclamar do crescimento do número de passageiros dentro dos vagões

FERNANDA ARANDA, fernanda.aranda@grupoestado.com.br

Além de reduzir os gastos, a integração também ampliou as opções de trajeto para cerca de 75% dos usuários. Além do metrô, eles passaram a ter acesso a mais dois ônibus em um período de duas horas

Comparando a demanda de junho com as médias dos meses anteriores, há um aumento de 9,7% dos passageiros. Isso provoca problemas no fluxo e na lotação dos trens nas estações mais carregadas

Economia no final do mês, mas aumento do aperto no trajeto. A Companhia do Metrô acaba de divulgar uma pesquisa sobre o impacto da utilização do Bilhete Único pelos usuários do transporte metroviário. Os entrevistados, que agora podem usar o mesmo cartão no ônibus e no metrô, apontaram como principal vantagem a redução do custo com as passagens. Porém, reclamaram do crescimento do número de passageiros nos vagões.

O estudo foi realizado com 1.028 passageiros, entre os dias 12 e 23 de junho. Foram ouvidos usuários das linhas Vermelha ( Palmeiras-Barra Funda /Corinthians-Itaquera), Azul (Jabaquara/Tucuruvi) e Verde (Imigrantes/Vila Madalena).

De acordo com o Metrô, o objetivo da pesquisa foi ‘conhecer a percepção que o usuário tem da nova integração e antecipar as ações de melhorias do serviço.’ Também foi possível traçar o perfil das pessoas que circulam pelas estações. As mulheres são maioria do uso integrado do transporte público, 60% do total. A faixa etária entre 25 e 34 anos também é a mais encontrada nos vagões, cerca de 35% dos usuários.

A maior parte dos passageiros recebe até quatro salários mínimos (41%). Mas uma parcela importante das pessoas têm como renda mensal entre 8 e 15 salários (19%).

Outro dado da pesquisa mostra ainda que 89% das pessoas já eram usuárias habituais do Metrô, antes mesmo da integração.

Apesar de mencionar alguns pontos negativos, mais de 90% dos pesquisados afirmaram que as vantagens superam as desvantagens do Bilhete Único.