Metrô fará 7 garagens com integração

Folha de S. Paulo

sex, 05/06/2009 - 12h55 | Do Portal do Governo

Nesse sistema, usuário ganha créditos no Bilhete Único; hoje, há somente dois estacionamentos do tipo em operação

Previsão é que as futuras garagens estejam operando já no ano que vem; sistema deverá ser adotado na expansão da rede do Metrô

O Metrô de São Paulo lançou edital para expandir o sistema de estacionamentos anexos às estações, um programa iniciado no ano passado para estimular pessoas que têm carro a utilizar o sistema de integração com o transporte sobre trilhos.

Ao adquirir o tíquete do estacionamento, o usuário recebe também créditos de Bilhete Único para o sistema de trens e dos ônibus da SPTrans.

O edital abre concorrência para empresas explorarem mais 1.919 vagas, número que ainda pode ser alterado, em mais sete estações, incluindo as da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) em Guaianases e ao lado da avenida Nova Trabalhadores (veja quadro ao lado).

Atualmente, duas estações são dotadas do sistema, com 374 vagas no total, mas existem ainda garagens anexas a terminais, como na Barra Funda, que não têm a integração.

Os terrenos para os próximos estacionamentos ficam vizinhos aos terminais Bresser, Belém, Brás, Marechal Deodoro e na futura Tamanduateí, junto à avenida Presidente Wilson. A previsão é que todos estejam funcionando em 2010.

Já foram concedidos dois estacionamentos no sistema, chamado E-Fácil, nas estações Imigrantes, com 117 vagas, e Itaquera, com 257, que ficam na ponta da rede do Metrô.

Na Imigrantes, o usuário paga R$ 8,45 para estacionar por 12 horas. O horário de funcionamento é das 4h30 à 1h30. Cada hora adicional custa R$ 1,00.

Na Itaquera, o preço é menor, R$ 7,10. Desde que o E-Fácil começou a funcionar, há cinco meses, 24,6 mil veículos usaram as garagens da integração.

Os dois estacionamentos, porém, têm taxas de ocupação muito diferentes: enquanto o da Imigrantes é superlotado, o da Itaquera fica com muitas vagas livres. O primeiro abrigava ontem pelo menos o dobro de sua capacidade. Já na Itaquera, a lotação do estacionamento nunca foi atingida. Ontem, às 19h, havia apenas 11 carros parados no local.

O sistema deve ser adotado na expansão do Metrô, segundo Cristina Bastos, chefe do departamento de negócios da companhia. “Estamos atraindo um público novo”, diz ela, com base em pesquisa que ouviu em março 160 pessoas nas duas primeiras estações.

De acordo com o levantamento, a renda média de quem estaciona nos locais (R$ 5.988) é quase o dobro do ganho médio do passageiro (R$ 3.112).