Metrô e Unibanco firmam contrato para a 2ª fase da linha 4

Folha Online - 10/10/03

sex, 10/10/2003 - 14h35 | Do Portal do Governo

O Metrô (Companhia do Metropolitano) de São Paulo e o Unibanco assinaram hoje contrato para a elaboração de Estudos de Viabilidade Econômico-Financeira para a concessão da linha 4 – Amarela, que liga o bairro da Vila Sônia, na zona oeste, à Luz, no centro.

Com o contrato, o banco vai elaborar os estudos para viabilizar a concessão da linha à iniciativa privada, empreendimento que requer investimentos da ordem de US$ 500 milhões. O futuro concessionário terá o direito de explorar a nova linha por um período de 30 anos.

Segundo o Metrô, com o investimento da iniciativa privada na segunda etapa da obra da linha 4 serão construídas mais seis estações, fornecidos os sistemas de sinalização e controle, o restante dos sistemas elétricos e 24 trens (144 carros).

‘Precisamos sair da letargia de construir dois quilômetros de metrô por ano. Precisamos ir buscar o capital privado, para não chegarmos ao ponto de não construir nada’, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes.

‘Também estamos buscando alternativas de financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para iniciar as obras de extensão da linha 2 – Verde, de Ana Rosa ao Sacomã. Dessa forma, no próximo ano São Paulo terá duas obras de metrô em andamento.’